Núcleo de Acessibilidade - NAC

OBJETIVO

O Núcleo de Acessibilidade da Faculdade Cesmac do Sertão deve garantir o acesso ao sistema educacional inclusivo em todos os níveis e pressupõe a adoção de medidas de apoio específicas para garantir as condições de acessibilidade, necessárias à plena participação e autonomia dos estudantes com deficiência, em ambientes que maximizem seu desenvolvimento acadêmico e social.

ATRIBUIÇÕES

  1. Zelar pela Política de Acessibilidade, em consonância com a legislação e com os atos normativos do Ministério de Educação – MEC e do Conselho Nacional de Educação - CNE, assumindo como metodologia o processo de construção coletiva e como referência a visão interdisciplinar e transversa de acessibilidade;
  2. Institucionalizar a Política de Acessibilidade, aprovada pelo Conselho Superior - CONSU, nas instâncias acadêmicas e administrativas da IES;
  3. Inserir a Política de Acessibilidade nos documentos institucionais como um dos eixos estruturantes das atividades acadêmicas e administrativas;
  4. Implantar e implementar a Política de Acessibilidade em parceria com os gestores administrativos e acadêmicos, especialmente com a Comissão Própria de Avaliação – CPA, com a Ouvidoria e, quando necessário, com a Mantenedora;
  5. Assegurar a realização das atividades previstas na legislação e nos documentos oficiais do MEC, visando a continuidade do atendimento pleno dos requisitos legais pela IES;
  6. Identificar as potencialidades e vulnerabilidades sociais, econômicas e culturais, de sua realidade local e global a fim de promover a inclusão plena;
  7. Estabelecer metas e organizar estratégias para o enfrentamento e superação das fragilidades constatadas;
  8. Praticar a intersetorialidade e a transversalidade da educação especial;
  9. Reconhecer a necessidade de mudança cultural e investir no desenvolvimento de ações de formação continuada para a inclusão, envolvendo os docentes e toda a comunidade acadêmica;
  10. Promover acessibilidade, em seu sentido pleno, não só aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, mas aos docentes, funcionários e à população que frequenta a instituição e se beneficia de alguma forma de seus serviços.
  11. Estimular os docentes a adoção de novos encaminhamentos avaliativos, estratégias metodológicas, interface com profissionais da saúde, do trabalho, parceria com as famílias, dentre outros;
  12. Reforçar as orientações do Aviso Circular nº 277/MEC/GM, que apresenta as recomendações com relação ao processo de seleção na IES (elaboração de edital, na aplicação da prova de vestibular, na correção das provas).

COMPONENTES

Maria de Fátima Carnaúba Pimentel - Psicóloga / Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade

Heldah Sulamita Teixeira Rodrigues - Pedagoga

Marcela Carnaúba Pimentel - Docente

CONTATOS