NÚCLEO DE PESQUISA

PROGRAMA SEMENTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC) é destinado ao desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, mediante concessão de bolsas de Iniciação Científica a estudantes de graduação regularmente matriculados na Faculdade CESMAC do Sertão. Dessa forma, cultiva-se a investigação científica, particularmente aquela de caráter interdisciplinar, e promovem-se atividades de integração entre os programas de graduação e pós-graduação, além da valorização e atuação em áreas de inovação tecnológica.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

- Promover a investigação acadêmica e a produção científica e tecnológica, ética e de qualidade, por meio da autonomia intelectual e da pluralidade de ideias e de culturas, empreendendo e inovando no exercício da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas.

- Proporcionar ao(s) aluno(s) do projeto, orientado(s) por pesquisador qualificado da instituição, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

INFORMAÇÕES

psic.sementesertao@cesmac.edu.br