Programa Sua Empresa Legal no Sped Fiscal

Palestra esclareceu sobre o que representa o ICMS

04/06/2018 às 14h51

O Curso de Administração da Faculdade Cesmac do Sertão através de seu Núcleo de Práticas - HUB de Negócios e Inovações, em parceria com o Sindilojas Palmeira dos Índios, Fecomércio/AL e Sebrae/AL, realizou na noite de quarta (23/5), no auditório da Faculdade, mais um evento do Programa Sua Empresa Legal no Sped Fiscal, desta feita com a palestra “ICMS e suas complexidades”, ministrada pelo Advogado Especialista em Direito Tributário e Empresarial, Pedro Mendonça. A palestra contou com a presença de empresários, associados, contadores, advogados, alunos e professores dos Cursos de Administração e Direito.
Dr. Pedro Mendonça esclareceu que imposto ICMS “é nada mais que Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. É um imposto que, cada um dos Estados e o Distrito Federal podem instituir de acordo com a Constituição Federal de 1988. No hábito, este imposto é obtido de forma indireta, ou seja, seu valor é incluído ao preço do produto comercializado ou serviço prestado, ao comercializar uma mercadoria ou realizar alguma operação em que se aplique o ICMS, é executado o fator gerador, quando a titularidade deste bem ou serviço passa para o adquirente. Assim, o tributo só é cobrado quando a mercadoria é vendida ou o serviço é prestado para o consumidor, que passa a ser o titular deste item ou do resultado da atividade realizada”.
Houve espaço de debate sobre a temática com vários questionamentos, pois o tema é complexo e de alta relevância para a vida profissional do público envolvido, em especial aos futuros administradores.
Concluindo Dr. Pedro Mendonça fala que: “o ICMS está presente em suas compras e suas vendas. E, de seu recolhimento não há como escapar! Para quem pensa em abrir uma empresa, ou já tem seu próprio negócio, conhecer mais sobre como esse tributo funciona é essencial, mas não se preocupe se você ainda não entendeu todos os detalhes em torno do imposto, dominar ao menos o básico já lhe dá subsídios suficientes para olhar os números e não se sentir perdido”.
O Coordenador do Curso de Administração - Prof. Antônio Fernandes da Silva Filho concluiu Certificando e agradecendo o Palestrante, bem como os Parceiros  citados, e estimulou a participação do público interno e externo em empreender junto ao Hub de Negócios e Inovação do referido Curso.
(Site: https://sertao.cesmac.edu.br/hub-de-negocios-e-inovacoes).