Faculdade Cesmac do Sertão realiza XIV Fórum Intercursos

Evento teve programação alusiva ao Dia dos Povos Indígenas

30/05/2023 às 20h38

A Faculdade CESMAC do Sertão, por meio do Núcleo Acadêmico Afro Indígena e de Direitos Humanos (NAFRI-DH), realizou a 14ª edição do Fórum Intercursos. O evento dedicou sua temática à cultura e herança indígena, em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril. Realizado em modalidade híbrida, o Fórum contou com a participação de palestrantes indígenas, professores e acadêmicos dos cursos de Direito e Enfermagem. Durante a programação foram realizados palestras, minicursos, oficinas, entre outros, objetivando um trabalho interdisciplinar que permita o fortalecimento das demandas pedagógicas universitárias e sociais.
Na abertura do evento, dia 18, autoridades da aldeia Mata da Cafurna e convidados realizaram um debate no auditório da IES com transmissão via Plataforma Microsoft Teams. A abertura contou com a participação dos convidados Tanawy de Souza Tenório (APIB), o Professor Me. Cássio Junio Ferreira da Silva, Secretário de Cultura do município de Palmeira dos Índios, o Professor Dr. Cícero Albuquerque (UFAL) e, na qualidade de debatedor, o Professor Dr. Sandro Lobo (CESMAC).
As demais atividades do Fórum foram realizadas entre os dias 19 e 20 de abril, no auditório e também em sala de aula.  No dia 19, o evento teve a participação da aluna egressa do curso de enfermagem Joana Cristina Teixeira e da Professora Esp. Maria de Fátima Carnaúba Pimentel, com debate mediado pela Professora Me. Patricia Rocha. O encerramento do evento aconteceu no dia 20 de abril com a presença do Professor Me. Teófanes Carnaúba Pimentel juntamente com o Professor Esp. Jucelio Ferreira.
A organização do evento foi realizada pela diretora da Faculdade Cesmac do Sertão, Profª. Esp. Damares Teixeira Novaes, pela coordenadora do Curso de Enfermagem, Profª. Ma. Alayde Ricardo da Silva, pela coordenadora do Curso de Direito, Profª. Ma. Evelyne Naves Maia, pela Secretaria Geral Acadêmica Cesmac Sertão, Profª. Ma. Zaine Simeya T. N. Fernandes, pelo Coordenador de Eventos da IES, Prof. Dr. Ailton da Costa Silva Júnior, pela Coordenadora do NUI/Sertão, Profª. Dra. Daniele Cristina de Oliveira Lima, pela Coordenadora do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), Profa. Manuella Prestello.
Dia dos Povos Indígenas
A celebração do Dia dos Povos Indígenas acontece no dia 19 de abril em todo o continente americano desde a criação do 1º Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em 1940. No Brasil, a data passou a ser celebrada após a criação do decreto-lei de Getúlio Vargas em 1943, que abriu espaço no calendário nacional para incorporar a data e desenvolver um debate que viria a ganhar proporções maiores nas décadas seguintes a partir da união com diferentes instituições sociais e educacionais, que passaram a discorrer sobre a importância do evento.
Foi pensando no debate plural e multidisciplinar que a Faculdade CESMAC do Sertão, cumprindo com seu dever enquanto Instituição de Ensino Superior, que a data passou a vigorar em seu calendário, sendo um dos principais encontros desenvolvidos pelo Núcleo Acadêmico Afro Indígena e de Direitos Humanos (NAFRI-DH), com o auxílio dos demais núcleos da IES.