Docente Cesmac Sertão recebe prêmio em Congresso do IBDCIVIL e tem artigo publicado no livro “Direito da Famílias por juristas Brasileiras”

Patrícia Ferreira Rocha é Doutoranda na Universidade do Minho, Portugal, Mestra pela UFPE, Advogada, Professora de Direito das Famílias e Sucessões, e também pesquisadora

01/09/2022 às 13h33

No final do último mês professora mestra da Faculdade Cesmac do Sertão, Patrícia Ferreira Rocha, recebeu premiação relativa ao primeiro lugar, na categoria profissional, do concurso de artigos científicos, com o trabalho intitulado “Democratização da família: uma análise das relações conjugais e parentais na contemporaneidade a partir de Bauman”, durante o 8º Congresso de Direito Civil do IBDCIVIL - “20 anos do Código Civil na legalidade constitucional”.
Criado em 13 de novembro de 2012 pelos Professores Gustavo Tepedino, Luís Edson Fachin e Paulo Luís Neto Lôbo, o IBDCivil é uma das maiores associações de caráter científico, técnico e pedagógico no Brasil, que visa a criação de um locus privilegiado para pensar, debater e construir o direito civil contemporâneo a luz da legalidade constitucional, comprometido com a compatibilização das fontes normativas. Além de desenvolver soluções hermenêuticas e propostas doutrinárias direcionadas à harmonização dos núcleos de regulamentação jurídica da atividade privada, bem como com a investigação de modelos jurídicos, no direito brasileiro e comparado, aptos a disciplinar as relações jurídicas e conferir segurança ao tráfego negocial.
Publicação de artigo no livro “Direito da Famílias por juristas Brasileiras”
O livro “Direito das Famílias por juristas brasileiras”, organizado pelas professoras doutoras Joyceane Bezerra e Ana Carla Harmatiuk Matos, publicado pelo Editora Foco, conta com um artigo escrito pela Profa. Ma. Patrícia Rocha, em coautoria com a Profa. Ma. Catarina Oliveira, intitulado “Multiparentalidade e os limites para seu estabelecimento”.  O livro, que está na segunda edição, inclui algumas das mulheres que têm escrito, nas áreas de atuação, uma “nova” história que denuncia e reivindica por igualdade de gênero, atenção às vulnerabilidades e um olhar diferenciado sobre o cuidado, na tentativa de alinhar o Direito Civil aos direitos humanos e fundamentais. São juristas brasileiras comprometidas com a tarefa de analisar criticamente o Direito, em especial, o Direito das Famílias.
O lançamento da obra no dia 24 de agosto de 2022, na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com a realização do Seminário “Direito de Família por elas (juristas brasileiras)”, que contou com grande parte das autoras desta obra tratando sobre os temas dos respectivos artigos. Patrícia Rocha compôs o painel cinco, “O parentesco e a filiação nos últimos vinte anos”, juntamente coautora do artigo, Profa. Ma. Catarina Oliveira.
Patrícia Ferreira Rocha é Doutoranda na Universidade do Minho, Portugal; Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Advogada e Professora de Direito das Famílias e Sucessões; Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Constitucionalização das Relações Privadas – UFPE e ainda Diretora Acadêmica do Instituto Brasileiro de Direito de Família e Sucessões - IBDFAM/Alagoas.