Faculdade CESMAC do Sertão recebe doações para atingidos pelas chuvas

Enchente castiga o município e provoca transbordamento do Camoxinga

26/03/2020 às 16h19

Diante da situação em que se encontra o município alagoano de Santana do Ipanema, castigado pelas chuvas que já provocaram enchente com o rompimento da barragem do Riacho da Camoxinga, atingindo inúmeras casas na região, a Faculdade CESMAC do Sertão (Palmeira dos Índios), será um dos pontos de coleta para receber doações aos moradores do local. 
As doações podem ser de roupas, material de limpeza, alimentos ou outros materiais, que devem chegar o quanto antes aos desabrigados. Os donativos podem ser entregues na unidade de educação superior, no horário das 13 às 17h. Vale salientar que o CESMAC Sertão conta com acadêmicos que moram na região atingida.
A diretora da Faculdade CESMAC do Sertão, Profa. Damares Noves, destaca a importância das doações, "movidos pelo sentimento de solidariedade e também considerando o grande número de alunos oriundos de Santana do Ipanema, região e cidades circunvizinhas, tomamos a iniciativa de estabelecer nossa unidade como posto de coleta de donativos. Dessa maneira, estamos solicitando aos professores, acadêmicos e as pessoas que queiram ajudar para que se mobilizem. Com isso, vamos poder levar a nossa contribuição aos  irmãos sofridos, que estão passando por esse momento tão difícil de calamidade", convocou.
As fortes chuvas começaram a cair no sertão alagoano na última segunda-feira (23). Pelo aumento do volume de água, casas e estabelecimentos comerciais foram inovados pela enxurrada. De acordo com a Sala de Alerta da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas – (Semarh), Alagoas pode ter chuvas acima da média este ano. 
De acordo com informações no site Gazetaweb.com, os moradores foram informados de que uma pequena barragem havia rompido no município de Águas Belas-PE, mas que uma barragem maior tinha segurado o avanço da água, e essa não corria o risco de estourar. Desse modo, os moradores foram orientados a deixar seus imóveis e ir procurar abrigo na casa de familiares ou no Centro Bíblico, que fica na cidade. 
Devido à abertura das comportas da Barragem de Ingazeira, em Pernambuco, a Defesa Civil do município de Santana do Ipanema também informou que está monitorando continuamente o nível do Rio Ipanema.  
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para 92 cidades alagoanas devido à previsão de chuvas intensas até as 11h desta quinta (26). A previsão é de que deve chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade variante entre 60 e 100 km/h. 
Outras informações sobre as doações pelo telefone: 9 9617-5585.