Publicação de E-book do curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão em parceria com UFAL, UEMG e FIOCRUZ

Iniciativa é resultado do GT no evento Encontro Científico e Cultural de Alagoas – X Enccult em 2020. A publicação tem o título: “Comunicação e Inovações Tecnológicas na Saúde”

22/08/2022 às 11h12

A parceria entre os grupos de pesquisa Biotecnologia e Tecnologia Aplicada à Saúde, e o Grupo de Pesquisa em Robótica, ambos integrados ao curso de Enfermagem e Medicina do Cesmac – Palmeira dos Índios e Maceió, tem gerado bons frutos desde 2020. Com parcerias junto a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com publicação da primeira edição do E-book intitulado: “Comunicação e Inovações Tecnológicas na Saúde”.
Com a criação do primeiro grupo de trabalho GT11 - Comunicação e Inovações Tecnológicas na Saúde”, no evento Encontro Científico e Cultural de Alagoas – X Enccult, em 2020, voltado para o estudo do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICS e TDICS), principalmente as voltadas para tecnologias disruptivas como também aplicadas em saúde, tendo como objeto as inovações, referentes aos benefícios para a vida de pacientes.
O objetivo é incentivar e acolher pesquisas nas distintas áreas tecnológicas em circulação na academia e nos serviços de saúde. Para ampliar o alcance das submissões, considerando a possibilidade de atuação dos núcleos de educação permanente implantados em diversos serviços da região nordeste.
A segunda edição do E-book está saindo pela Editora EDUNEAL, com leitura inspiradora e repleta de novos conhecimentos na área da saúde.  A publicação é fruto dos trabalhos e palestras ministradas no XI ENCCULT 2021. Acesse ao site o download gratuito no link: https://www.eduneal.com.br/produto/comunicacao-e-inovacoes-tecnologicas-na-saude/ .
Este ano o GT participa novamente do XII ENCCULT 2022, que acontece de 27 a 30 de setembro, em parceria com vários atores do ecossistema de inovação na saúde. A submissão de trabalhos científicos para o GT11 pode ser feita até o dia 30 de agosto. Para inscrições no XII ENCCULT acesse o link: https://doity.com.br/xii-enccult-2022 .