TEXTO
TEXTO
+ -

Olá, seja bem vindo!

Esqueceu a senha? Clique aqui.

Baixe o nosso app:

Pesquisa e empreendedorismo é foco de projeto no curso de enfermagem com aprovação no programa geração do hoje da indústria do hub SENAI-AL

Geração do Hoje (GdH) Indústria é uma iniciativa para apoiar negócios inovadores, tendo a SECTI e a FAPEAL como parceiros diretos e investidores do programa

26/05/2022 às 13h37

O projeto de pesquisa de Iniciação Científica intitulado “Simulador de Realidade Virtual para Terapia de Transtorno de Ansiedade Claustrofóbico na Realização do Exame de Ressonância Magnética (RMN)”, do curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão, continua colhendo frutos. O estudo tem o objetivo de acolher previamente pacientes que serão submetidos ao procedimento, como forma de terapia ao transtorno pré-existente. Além de, incentivar a prestação de serviço humanizado e inovador no âmbito deste setor da saúde.
A solução proposta é um simulador composto por uma caverna (estrutura física) e um software de Realidade Virtual para simulação do ambiente de realização do exame de Ressonância Magnética (RM). O produto traz informação sobre a RM e a importância no cuidado prévio ao paciente, com versatilidade no direcionamento do público-alvo, desde a prestação de serviço humanizado e inovador para todos os usuários, até uma proposta em potencial da solução como um recurso terapêutico para pacientes com claustrofobia.
O produto já está com protótipo funcional pronto e o software foi registrado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. A solução já foi testada cientificamente, sendo os resultados publicados em artigos pela equipe propositora, tendo inclusive alguns desses artigos recebido premiação em eventos regionais e nacionais. O produto foi também campeão nacional do Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atualmente, está sendo preparada a validação do modelo de negócios.
A Startup
O projeto evoluiu para Startup e recebeu o nome “RV SAÚDE”, e foi selecionado na primeira turma de pré-aceleração do programa GDH-indústria do Hub SENAI 2021 - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O Geração do Hoje (GdH) Indústria é uma iniciativa para apoiar negócios inovadores, tendo a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação – SECTI, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL como parceiros diretos e investidores do programa e o SENAI Alagoas como operador, contando com o apoio da TXM Methods como parceira na operação da metodologia.
O programa possibilita ainda a preparação dos negócios para entrada futura em programas de fomento e/ou investimentos, contribuindo assim com o desenvolvimento do ecossistema local de inovação no Estado de Alagoas. O Hub SENAI de Inovação e Tecnologia está localizado na Unidade SENAI – Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, situado na Rua Pedro Américo, 18 - Poço, Maceió - AL, 57.025-890.
Participar deste programa, tem sido de grande impacto para o meu desenvolvimento como professora, pesquisadora e agora empreendedora, “vislumbrar sair da caixa: é desenvolver a capacidade empreendedora com visão de mercado. No entanto, ficamos detidos em pesquisas em áreas onde não temos aplicabilidade direta, que não resolve um problema real ou ainda realizamos pesquisas, publicamos e outros desenvolvem o produto. E assim, é deixada de lado as enormes oportunidades que podemos realizar no estado, além do que a área da saúde nos oferece como objeto de pesquisa em todos os segmentos. Acredito que temos nas instituições de ensino a resposta para as questões de Inovação, desenvolvimento social e ambiental e crescimento econômico, focados no empreendedorismo de impacto. Entregamos para a sociedade recursos humanos que podem ir além do desvio padrão”, detalha a Profa. Jaqueline Maria da Silva, orientadora do projeto.
O RV SAÚDE recebe a chancela do GdH Indústria do SENAI Hub-AL, e o incentivo para o seu desenvolvimento. O RV SAÚDE, também tem sido aprovado em outros editais no Estado de Alagoas e caminha para formalização com empresas madrinhas no setor. O desenvolvimento de produto tecnológico da docente Jaqueline Maria da Silva e orientandas de TCC/2021, Kathellen Karolayne de Carvalho Leite e Larissa Gabriella da Silva Ferreira, tem tido destaque com aprovação em outros editais no Estado de Alagoas.
Estimular pesquisas que podem tornar-se negócios de base científica e tecnológica desde a academia, com a resolução de problemas vividos pela sociedade, tem sido o foco das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisadores chamado: Biotecnologia e Tecnologias Aplicadas na Saúde – BIOTECTAS, liderado pela professora, com ebook publicado de múltiplos autores pela EDUNEAL em 2020 intitulado: Comunicação e Inovações Tecnológicas na Saúde. E com segunda edição de 2021 em editoração pela EDUNEAL. "Eu acredito na tecnologia como o meio para otimizar os serviços e o ensino na formação em saúde”, conclui a docente.