Parceria entre Cesmac Sertão e Secretaria Municipal de Saúde promove vacinação COVID-19 para Enfermeirandos

Processo contemplou estagiários que estão cursando o 9º e 10º períodos dos cursos da área da Saúde

27/12/2021 às 15h29

Desde que a pandemia do COVID-19 chegou ao Brasil, a Faculdade Cesmac do Sertão trabalha, efetivamente, para manter a eficiência das atividades e, ao mesmo tempo, assegurar o bem-estar, saúde e segurança de toda a comunidade acadêmica. Diante disso, e com base no Plano de Contingência Estadual, dentre as categorias que poderão ser imunizadas com a vacina contra a COVID-19, encontram-se os estagiários que estão cursando o 9º e 10º períodos dos cursos da área da Saúde.
Nesse sentido a Direção da Faculdade Cesmac do Sertão, Profa. Damares Teixeira, viabilizou junto a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios para que os Enfermeirandos do curso de Enfermagem pudessem receber o imunobiológico para iniciar os estágios nos cenários de práticas em Unidades Básicas de Saúde e Unidades Hospitalares. A exitosa parceira possibilitou estruturar um posto itinerante de vacinação seguindo todos os protocolos de biossegurança, na Faculdade Cesmac do Sertão para vacinar 83 estagiários.
Pandemia
Em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei (China), foi identificado um surto de doença respiratória causada por um novo coronavírus, identificado como SARS-CoV-2. O vírus provoca uma doença respiratória denominada Covid-19 e a rápida progressão para outros países no mundo e a proporção alarmante fez com que a Organização Mundial de Saúde declarasse a COVID-19, como uma pandemia em 11 de março de 2020.
Vivenciamos tempos difíceis. O momento, agora, é de cuidado, mudanças de práticas, foco e determinação. Nestes últimos dias e nas próximas semanas, todos nós, teremos inúmeros desafios – pessoais, profissionais e acadêmicos.
O curso de Enfermagem por meio da Coordenação e Docentes contactaram com os estagiários para se fazer presentes e receber a dose da esperança.