Solenidade de entrega do prêmio Honra ao Mérito Enfermeira Rosa Maria Silva Medeiros

A enfermeira foi a fundadora da ABEn secção Alagoas.

10/12/2018 às 15h16

O curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão realizou no ultimo dia 07 de dezembro a solenidade de entrega de “Honra ao Mérito Enfª Rosa Maria Silva Medeiros”, professora e fundadora da ABEn secção Alagoas em 1963, de reconhecimento na sociedade alagoana, pela forma de ensinar com sabedoria, bondade e humildade.
O prêmio Enfª Rosa Maria Silva Medeiros foi criado pelo curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão como forma de fidelizar o contato com egressos e torná-los parte do processo de construção da identidade institucional. A premiação tem como critério eleger Enfermeiros egressos que se destacam em setores variados da área de Enfermagem, dentre eles: Atenção Básica, Gestão Hospitalar, Gestão na Atenção Básica, Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, Materno-Infantil, Gerenciamento Assistencial, Docência do Ensino Superior, Docência do Ensino Técnico.
A solenidade contou com a presença da  Profª Damares Teixeira Novaes, Diretora da Faculdade Cesmac do Sertão, Profª Drª Cláudia Cristina Silva Medeiros Apratto Tenório, Conselheira da Fundação Educacional Jaime de Altavila/FEJAL, neste ato, representando a homenageada Profª Enfª Rosa Maria Silva Medeiros (in memoriam), Profª Fabiana Suruagy, Coordenadora Geral de Graduação, Profª Mestra Alayde Ricardo da Silva – Coordenadora Acadêmica do curso de Enfermagem, Enfª Renê Cosmo da Costa – Presidente do COREn/AL,  Enfª Renilda dos Santos Barreto - Presidente do SINEAL, Enfª Emilly Souza Marques, no ato representando a ABEn/AL. Sra. Morgana Andreia Medeiros Tenório e o  Dr. José Medeiros Neto, irmã e sobrinho da homenageada, Docentes, Acadêmicos, Convidados e familiares.
Profa. Alayde Ricardo ressaltou que “estávamos envolvidos em momentos de muita emoção, reencontros e de lembranças das experiências vivenciadas no período da Graduação por todos os egressos oriundos de municípios do Estado de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.  O reconhecimento do desempenho do exercício profissional sem dúvida é a grande realização na vida de profissionais e de Enfermeiros é mais que especial, pois diariamente superamos perdas, dores, mas também somos responsáveis por alegrias imensas como o nascimento .E este momento para o curso de Enfermagem é impar e muito especial”, concluiu.
Para a Enfermeira Dermatológica Renata Miranda “foi um momento especial em minha vida, é uma conquista que faz muita diferença na vida profissional. Esse mérito motiva a não desistir, não parar de lutar, me qualificar sempre para oferecer o melhor para o paciente”.
“Você não sabe o quanto caminhei, para chegar até aqui...” essa foi a música da minha formatura, e foi a música que cantei por toda essa tarde emocionante. Retornar a Faculdade que me formei, poder estar com amigos que fizeram parte da minha vida, rever docentes que me deixaram marcas fundamentais em meus alicerces profissionais é muito bom, falou emocionada a Enfermeira Érica Regina.
 “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.  Cora Coralina