II Workshop Acadêmico Multidisciplinar Afro e Indígena (WAMAI)

Objetivo principal é promover o desenvolvimento da temática étnico racial

26/02/2019 às 16h38

A Faculdade CESMAC do Sertão recebe nos dias 11 e 12 de março, o II Workshop Acadêmico Multidisciplinar Afro e Indígena (WAMAI), idealizado pelo Núcleo Acadêmico Afro e Indígena do Centro Universitário CESMAC (NAFRI), que tem como gestor, o Prof. Dr. Jorge Vieira.
O Workshop tem como objetivo principal promover o desenvolvimento da temática étnico racial em meio acadêmico, seguindo como embasamento de implementação da Resolução CNE/CP n°.  01/2004, com a atualização da Lei n° 11.645/2008, utilizando-se, para efeitos das atividades acadêmicas, dos conceitos de raça e etnia definidos no Parecer CNE/CP 003/2004.
A Coordenadora Geral de Extensão, Profa. Dra. Sandra Zimpel, disse que é uma honra poder participar junto com o NAFRI na organização do novo evento da série WAMAI. A primeira edição foi realizada em Maceió, trabalhando a consciência negra (na Semana da Consciência Negra), e agora o evento acontece em Palmeira dos Índios, onde existe um centro de cultura afro e indígena. “A ideia é discutir com os acadêmicos e a comunidade, a questão do direito afro e indígena, a importância da cultura na sociedade de uma forma geral. Outra questão, é abordara temática de uma forma multidisciplinar, envolvendo todos os cursos”.
Ainda segundo a coordenadora, o objetivo é também fazer com que cada profissional consiga se perceber dentro do processo, reconhecer que a sua profissão pode e deve contribuir com a comunidade indígena e afro, além de aprender também com a comunidade. A organização do evento pretende destacar propostas sobre o assunto e ainda promover o intercâmbio de saberes, levando e trazendo os representantes das comunidades para palestras na academia. A programação conta com roda de conversa, debates e uma série de outras atividades.