I Gincana do curso de Enfermagem foi sucesso

A Enfermagem nas diferentes linhas de cuidado: o olhar às comunidades indígenas e quilombolas na saúde.

09/10/2018 às 12h01

 No dia 2 de Outubro se encerrou a I Gincana do Curso de Enfermagem. Foram dias de várias atividades relacionadas com o tema principal: “A Enfermagem nas diferentes linhas de cuidado: o olhar às comunidades indígenas e quilombolas na saúde”. O evento reuniu toda comunidade acadêmica do curso e aconteceu no Ginásio da Escola Municipal Marinete Neves.
A Gincana foi dividida em 5 etapas, sendo a primeira a etapa social, com a arrecadação solidária de fraldas geriátricas e infantis, os acadêmicos desenvolveram a solidariedade e responsabilidade social com a arrecadação de fraldas. A entrega foi realizada e organizada pelos próprios acadêmicos do curso. O grupo levou toda a arrecadação para as Instituições de Longa Permanência e Creches Infantis de cidades circunvizinhas como Belém, Arapiraca e Santana do Ipanema. Os graduandos fizeram ações humanísticas e de acolhimento para o público como jogos, música, brincadeiras e lanche saudável. A segunda etapa foi a apresentação artística que se baseou, este ano, no tema da Gincana. Na terceira etapa houve um concurso de paródias sobre o Setembro Amarelo e um Quizz de conhecimentos gerais.
O evento teve grande adesão, pois além dos 25 professores do curso envolvidos direta e indiretamente, cerca de 95% dos acadêmicos optaram por participar deste momento de confraternização, conhecimento, troca de experiências e aprendizado.
A acadêmica Nathália Tenório, do 2º período, afirmou que “a Gincana transmitiu conhecimento de forma dinâmica e proporcionou momentos inesquecíveis, formando melhores pessoas e futuros profissionais ainda mais competentes. A competição foi totalmente ignorada, todos os períodos se respeitaram e torceram uns pelos outros, reconhecendo o esforço e a dedicação de todos”. Já a discente Bruna Maria, do 10º período, disse: “Na Gincana o mais importante sempre foi não tratar o evento como competição e sim como uma forma de esforço coletivo para se alcançar as metas que são estipuladas e ganhar a pontuação como consequência desse esforço, o evento merece continuidade”.
A Coordenadora do curso Enfermagem, Professora Alayde Ricardo ressaltou a importância da Gincana pois foi evidenciado o espírito de solidariedade, humanização e inclusão, onde por meio de atividades foi possível trabalhar as questões étnico raciais, direitos humanos e responsabilidade ambiental.
A  Professora Manuelle  Prestrêlo e os Professores Evânio da Silva, Helder Delano, Romildo Armindo e Rafael Azeredo coordenaram todo o planejamento e orientação das atividades.