Formação Continuada promove desenvolvimento de competências

Sexta Interativa de Inovação Pedagógica faz parte das ações da PROAG

09/05/2018 às 18h59

O projeto “Sexta Interativa de Inovação Pedagógica” que irá acontecer no próximo dia 11 de maio, no auditório da Faculdade Cesmac do Sertão, de 9h às 17h, busca promover o desenvolvimento de competências pedagógicas nos docentes do Centro Universitário Cesmac (Faculdade do Agreste e Faculdade do Sertão), evidenciando o uso de tecnologias e a inovação metodológica que promovam aprendizagens significativas, pautadas na concepção pedagógica da IES, que prima pelo aluno no centro do processo e o professor mediador da construção do conhecimento ativo e contextualizado com sustentabilidade na interdisciplinaridade e integração dos saberes.
As atividades serão desenvolvidas no ambiente de sala de aula invertida, provocando a tempestade de ideias e a autonomia do aprendiz centrada na aprendizagem; em forma de oficinas pedagógicas, que por meio da articulação teórica e prática o docente deverá ser capaz de “aprender a conhecer “, “aprender a fazer”, “aprender a conviver “ e “aprender a ser”.
Na perspectiva de apoiar e promover o desenvolvimento docente, o projeto visa, também, a promoção da sua saúde e bem estar nas atividades profissionais. Nesse sentido, irá desenvolver habilidades para o cuidado docente de forma contextualizada e interativa. A formação continuada faz parte do Núcleo Pedagógico da PROAG.
O objetivo geral é preparar para o exercício de atividades acadêmicas e práticas pedagógicas, com inovação, acessibilidade metodológica e uso de tecnologias em permanente diálogo com ensino, pesquisa e extensão, que promovam a aprendizagem significativa. Os objetivos específicos são: Capacitar o docente por meio de metodologias ativas e inovadoras que promovam a construção do conhecimento de forma interdisciplinar; qualificar o docente para o uso da TIC's, com ferramentas tecnológicas que favoreçam o desenvolvimento da aprendizagem significativa; fomentar o cuidado e promoção da saúde mental e física nas atividades do docente.
A programação começa às 9h com trabalho de respiração e concentração. Outras atividades ocorrerão ao longo do dia como: Inovação Pedagógica no século XXI e os Impactos na formação dos alunos/Sala de Aula Invertida, Mapa Conceitual como estratégia de ensino e aprendizagem e Cuidados com a Voz. Pela tarde haverá ginástica laboral, TBL – team based learningaprendizagem baseada em times, gamification – aprendizagem baseada em jogos, yoga e meditação