Enfermagem realiza Cerimônia da Passagem da Lâmpada
Momento relembra enfermeira Florence Nightingale.
11/12/2017 às 12h16
O curso de Enfermagem realizou a tradicional Cerimônia da Passagem da Lâmpada. A solenidade foi realizada no Auditório da Faculdade Cesmac do Sertão, tendo como composição da Mesa: Diretora da Faculdade e presidente da solenidade professora Damares Teixeira Novaes, a coordenadora do curso de Enfermagem e organização do evento professora mestra Alayde Ricardo da Silva, Profa. Rudja Abreu e Professora Vivian Sarmento, representando os demais docentes da graduação e os membros do Núcleo Docente Estruturante e o Colegiado do Curso.
A programação contou ainda com a presença do coordenador Acadêmico do curso de Administração professor Antônio Fernandes da Silva Filho, que como convidado da coordenação de Enfermagem, ministrou uma palavra de reflexão de cunho Ecumênico (por ser membro de Igreja Evangélica) destacando “Como ser Luz para o mundo e fazer a diferença no cotidiano e na profissão do enfermeiro” tendo como texto Bíblico base Efésios 5:8-11.
“Com a presença de familiares, amigos e professores, os estudantes do curso de Enfermagem se emocionaram e puderam compreender a característica fundamental da profissão que escolheram, da continuidade da observação e do cuidar para a cura e para a vida”, afirmou a professora mestra Alayde Ricardo da Silva, coordenadora da graduação.
O momento também foi marcado pela leitura sobre o símbolo de Enfermagem, sendo: “ A lâmpada é considerada um dos símbolos da Enfermagem. Como objetivo do evento, os graduandos do décimo período transmitem suas experiências, responsabilidades, luz, reflexão, e principalmente mostram a importância da profissão para os estudantes do nono período, enfatizando o cuidado ao ser humano, que é o objetivo final do “ser enfermagem”. A chama de fogo contém simbolismo milenar e a passagem da lâmpada de um acadêmico para outro demonstra a continuidade da assistência de enfermagem, explicou a coordenadora.
No início da cerimônia, recuperou-se a história da enfermeira que deu origem ao rito de passagem. “Na Guerra da Crimeia, Florence Nightingale, enfermeira da alta sociedade, com seu trabalho conseguiu reduzir o número de mortos entre os feridos em combate”. Todas as noites, a enfermeira percorria os dormitórios com uma lâmpada a óleo para ver os pacientes, por isso ficou conhecida como a “A Dama da Lâmpada”.
A professora Alayde destacou ainda, que “tais simbolismos acompanham os momentos marcantes do curso de enfermagem e eternizam a profissionalização da assistência de enfermagem como uma das mais nobres profissões da vida moderna”.
A cerimonia foi encerrada com a palavra da Diretora da Faculdade Cesmac do Sertão professora Damares Novaes, agradecendo aos presentes a confiança na Instituição, ressaltando a importância da ética e citando a passagem Bíblica Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105.