Curso de Enfermagem promove ações educativas no Outubro Rosa

Evento acontece na Faculdade e nos municípios circunvizinhos

31/10/2016 às 20h15

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão, por meio da disciplina Atenção Integral a Saúde da Mulher I, ministrada pela Prof. Enfª Rosa Patrícia Tenório e discentes da atividade “Vivenciando a Enfermagem com Educação em Saúde”, sob a orientação da Profª Mestranda Marisete Queiroz, está realizando durante o mês de outubro ações educativas sobre a prevenção do câncer de mama e útero nas dependências da Faculdade e nos Municípios circunvizinhos, como Major Isidoro e Estrela de Alagoas.
O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e útero e desmistificar conceitos em relação à doença, abordando temas como:
  • importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações;
  • incentivar a realização do auto exame das mamas;
  • orientar a necessidade da realização da citologia anualmente;
  • orientar os efeitos benéficos da atividade física, e a mudança do estilo de vida, entre outros.