Aulas cada vez mais interativas na Faculdade Cesmac do Sertão

Administração intensifica uso das metodologias ativas no ensino

18/06/2018 às 14h22

A Faculdade Cesmac do Sertão tem procurado trabalhar de forma cada vez mais interativa para profissionalizar e formar os estudantes. O caminho vem sendo traçado com o crescimento da tecnologia. Atividades com jogos e uso cada vez mais dessa ferramenta pode ser uma grande aliada na sala de aula.
O Prof. Rômulo Poliano, do curso de Administração da unidade, vem colocando essa realidade em pratica, introduzindo conteúdos interativos como atividades em sala de aula, proporciona um ensino mais rico e dinâmico, condicionando o aluno em um preparo muito mais realista para o mercado de trabalho.
O docente constrói perguntas de múltipla escolha sobre Matemática, Matemática Financeira e Estatística, utilizando a plataforma do Kahoot.com, projetando uma pergunta de cada vez em uma tela em frente aos acadêmicos. Os mesmos têm até dois minutos para clicar na resposta correta em seus celulares, laptops ou similares.
Capacitar acadêmicos aos amplos desafios, especialmente com as constantes modificações nas dinâmicas sociais, através da inclusão digital permite que as atividades sejam trabalhadas de forma diferente, saindo do contexto tradicional como forma de sala de aula onde se ativam valores, assim como aumenta a fixação do acadêmico a um determinado assunto.
O objetivo da interatividade em sala de aula, é construir o ensino de forma ativa e moderna, levando a sala de aula em um ponto de partida para novos desafios, multiplicando as formas de transferir o conhecimento. A partir das tecnologias e novas metodologias, o acadêmico deixa de ser passivo na absorção dos conteúdos fazendo-o agente ativo no processo de ensino e aprendizagem.
"Este método foi muito bem aceito pelos os alunos que combinou satisfação e aprendizagem. A atividade além de contribuir ativamente no processo ensino-aprendizagem, ainda possibilita em busca de pontuações extra para somar as avaliações da aprendizagem atribuídas pelo docente”, relatou o Prof. Rômulo Poliano.
Para o coordenador do curso de Administração, Prof. Antônio Fernandes, “as metodologias ativas vêm agregar valor no processo ensino-aprendizagem, pois coloca o acadêmico como principal agente do processo. O método aperfeiçoa a autonomia individual do graduando, levando-o a serem capazes de compreender aspectos políticos, culturais, socioeconômicos e ampliação cognitiva. Parabenizo o docente Rômulo e também os acadêmicos pelo empenho na prática que atende aos mais modernos métodos de ensino”, concluiu o coordenador.