Aplicação de diferentes estratégias de Educação em saúde com escolares do Ensino Fundamental do Município de Palmeira dos Índios

A abordagem metodológica do projeto foi baseada na vertente sócio-interacionista e da Problematização.  Inicialmente a turma do segundo período do curso de Enfermagem foi dividida em 4 grupos. Cada grupo ficou com a incumbência de problematizar um tema trabalhado em uma das disciplinas do segundo período de Enfermagem, de forma que contemplasse o tema 06 ou 09 do Programa Saúde na Escola.
Tema 06: Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; Tema 09: Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil. Cada grupo definiu um público- alvo e uma estratégia pedagógica contextualizada ao público-alvo escolhido. Cada grupo escreveu um projeto da ação que foi corrigido pelos professores orientadores. As ações planejadas foram aplicadas na Escola Marinete Neves em 10/04/2019.
O grupo 1 apresentou  projeto no qual para as atividades educativas, foram utilizados modelos didáticos. Nesta ação o protozoário flagelado causador da giardíase Giardia lamblia foi apresentado aos alunos na forma de modelos didáticos feitos de feltro e aplicado um jogo no estilo palavras-cruzadas, para fixação e avaliação da aprendizagem. Os 10 primeiros alunos a finalizarem o jogo ganharam um chaveirinho com a bonequinha Gigi (nome dado ao modelo didático produzido para a ação). Desta forma trabalharam o tema 06 do PSE 2019.
O grupo 2 apresentou um projeto no qual, para as atividades educativas propostas, foram utilizados uma oficina de produção de vermes parasitas intestinais com massa de modelar e uma oficina prática de como lavar corretamente as mãos tingidas com tinta guache. Como lavar corretamente frutas e verduras com o objetivo de despertar nas crianças o interesse de descobrir a importância dos cuidados com a higiene das mãos e  higiene dos alimentos na prevenção das parasitoses, trabalhando de forma lúdica o tema 09 do PSE 2019.
O grupo 3 apresentou um projeto no qual, para as atividades educativas propostas, foram criados modelos didáticos. Nesta ação as bactérias que constituem a microbiota intestinal foram apresentadas aos alunos na forma de modelos didáticos produzidos de biscuit. Também foi produzido um modelo do sistema digestório  em Biscuit. Com o objetivo de apresentar a importância da microbiota intestinal,  dos alimentos funcionais e os riscos do uso inadequado de antibióticos e assim trabalhar de forma lúdica o tema 09 do PSE 2019.
O grupo 4 apresentou um projeto no qual, para as atividades educativas propostas, foi realizada  oficina participativa com distribuição de folders e aplicado um jogo do tipo caça-palavras sobre o tema Leishmaniose Visceral, com o objetivo de alertar sobre os riscos, a prevenção e o tratamento do calazar e assim trabalhar o o tema 06 do PSE 2019.
Ao longo do desenvolvimento do projeto foram vivenciados diferentes aspectos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, constatando-se que uma educação de nível superior pautada no uso de metodologias ativas e não mais limitada à transmissão de conteúdos teóricos, tem potencial para formar profissionais mais preparados para atender as atuais demandas em saúde.