Faculdade CESMAC do Sertão retorna aulas em formato remoto, utilizando a plataforma Microsoft Teams

Novo modelo de aprendizagem é aprovado por professores e também pelos alunos

07/05/2020 às 20h22

As aulas foram retomadas nesta segunda-feira para os cursos de graduação da Faculdade CESMAC do Sertão.  Professores e coordenações passaram por um período de treinamento para a retomada dos conteúdos, utilizando a plataforma Microsoft Teams, com armazenamento para uso acadêmico de 50GB e acesso às ferramentas do Office365.
A medida é temporária, enquanto durar a quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus. Tudo para garantir que a aprendizagem dos alunos continue, mesmo em meio a todo o processo vivido. A coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Alayde Ricardo da Silva, explica que, “como coordenadores estamos acostumados com as trocas: olhares, carinhos, beijos, abraços na chegada e nas despedidas. São essas trocas que contornam o processo de ensino e aprendizagem. É nesse movimento que estamos nos reinventando, reaprendendo, buscando novas formas de ensinar superando a distância. São muitas as demandas e muitos os desafios, afinal, vivemos tempos desafiadores. Vamos ressignificar esse momento e conseguir sair bem melhores do que iniciamos”, destaca.
O acadêmico Ítalo Mário da Silva Barboza compartilha: “é uma felicidade voltar às aulas durante essa pandemia. O ensino remoto desenvolvido pelo curso de Enfermagem do CESMAC Sertão me permite continuar obtendo conhecimento. O novo método de ensino vai facilitar o acesso para os alunos assistirem aos conteúdos com mais tranquilidade e conforto. O novo método vai permitir que as aulas fiquem gravadas na plataforma e que possamos assistir quando quiser. Estava muito ansioso por esse momento, pois nós que almejamos um futuro brilhante, não nos contentamos em ficar sem estudar e ganhar conhecimento”.
“O momento em que estamos vivendo não é como queríamos, pois, lutamos diariamente em busca dos nossos sonhos, conquistados na Faculdade CESMAC do Sertão de forma presencial. No entanto, para o nosso bem e dos nossos familiares devemos ficar em casa, mas nossos sonhos não podem ficar parados. Assim a faculdade lançou a proposta da plataforma Microsoft Teams, que nos oferece a oportunidade de continuar lutando e aprendendo sobre a profissão, dando seguimento às atividades que realizávamos antes, como projetos de inovação tecnológica, extensão e de pesquisa.  Nosso sonho não pode parar”, afirma João Paulo do Nascimento Cordeiro, também acadêmico de Enfermagem.
De acordo com a Profa. Evelyne Naves Maia, coordenadora do curso de Direito, “é uma felicidade poder retomar nossas atividades, ainda que remotamente, de acordo com as recomendações governamentais. Este será um momento de muito aprendizado para todos nós, mas tenham certeza de que tudo está sendo feito com muito carinho e preocupação com a manutenção da qualidade do ensino. Estamos juntos, somos todos CESMAC”, enfatiza a docente.
Mailson Abener da Silva dos Santos, que faz o primeiro período de Direito conta como sobre a expectativa para esse retorno. “Nesses momentos difíceis procuro me aprofundar e estudar utilizando o tempo livre para o engrandecimento intelectual por meio de assuntos disponibilizados na plataforma do CESMAC e livros indicados pelos professores, dentre eles: A República de Platão, no qual me permitiu uma visão abrangente, ‘que a justiça é a maior de todas as virtudes’, conta o graduando.
Para o Adm. Prof. Antonio Fernandes Filho, coordenador do curso de Administração, “a mudança faz parte de nossa formação como Gestores. Inovação e reengenharia é obtenção de conceitos que fundamentam novos aprendizados. Desperdiçar menos e poupar mais são alguns pontos para tentar resolver os problemas do dia a dia, principalmente em tempos de crise. Desejo dias melhores, um amanhã cheio de esperança e fé, crendo que o impossível pode sim ser possível basta acreditar. Bom retorno com o nosso modelo Home Office ou teletrabalho”.
Segundo a estudante Tereza Vital, “a plataforma de ensino está sendo uma ferramenta de aprendizado e conhecimento. O curso de Administração está ganhando muito com esse novo método de ensino, a área é uma fonte de inovação constante, todos os dias os administradores buscam soluções para enfrentar os obstáculos para permanência no mercado de trabalho. Essa inovação no método de ensino mostra como é importante estarmos preparados e qualificados para enfrentar o mercado competitivo. O curso em si mostra diariamente que devemos ter resiliência nos adequando às constantes mudanças no ambiente de trabalho”, declara.
De acordo com a Profa. Damares Teixeira Novais, diretora da Faculdade CESMAC do Sertão, “Estamos separados do convívio social, mas ligados espiritualmente, na busca incessante de um trabalho realizado com eficiência, eficácia e efetividade na esperança de que dias melhores virão. Vai passar, essa é a nossa esperança. Estando remotamente conectados, aproximamos o relacionamento acadêmico sem perder o foco na qualidade do ensino, no atendimento e acolhimento. Na oportunidade, desejo a todos um bom retorno, um início das atividades acadêmicas profícuo certos que esse momento é temporário, mas o ensino com qualidade fica para sempre. Nosso acolhimento amigo, saudades de todos”, externa a diretora.