Faculdade Cesmac do Sertão realiza programação dedicada às mulheres

Atividades realizadas foram alusivas ao Dia Internacional da Mulher

22/05/2023 às 10h44

No mês de março do corrente ano, a Faculdade Cesmac do Sertão celebrou o Dia Internacional da Mulher com uma programação realizada entre os dias 8 e 30 de março. As atividades foram promovidas pela Secretaria, pelas Coordenações Pedagógicas dos Cursos de Direito e Enfermagem, pela Direção e também pelos membros da Liga Acadêmica de Direito Digital (LADD). O evento contou com palestras com convidados externos e debates informativos dentro da instituição, juntamente com o corpo docente, administração e direção da Faculdade.
As comemorações foram alusivas ao Dia Internacional da Mulher, cujas ações são realizadas em todo o mundo, sendo reconhecido o dia 8 de março como marco de sua celebração pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). As datas escolhidas e temáticas propostas visaram alargar o debate junto à comunidade acadêmica acerca do marco histórico deste dia, trazendo reflexões relevantes acerca do posicionamento dos participantes enquanto cidadãos e membros de instituição de ensino superior. O objetivo do evento foi ainda fomentar discussões sobre a importância de se posicionar de forma contrária a toda e qualquer tipo de injustiça social cometida ao longo da história.
O primeiro dia de evento contou com a participação da enfermeira indígena Itajaciara Barbosa da Silva, da juíza de direito Dra. Luana Cavalcante de Freitas e da Professora Dra. Marli Araújo, que promoveram um debate acerca da violência contra a mulher na contemporaneidade. O segundo dia promoveu discussões acerca das novas tecnologias de enfrentamento da violência doméstica e contou com a participação do promotor de justiça Márcio José Dória da Cunha, da psicóloga Andressa Góes e da aluna egressa do curso de direito Isabele Mendes.
O último dia de palestras destacou como pauta o papel da equipe multidisciplinar no enfrentamento a violência de gênero e teve como palestrantes a psicóloga Libânia Melo de Oliveira Ferreira, a assistente social Ana Paula Morais da Silva, especializada em atendimento à mulher, e o professor e advogado Floriano de Oliveira Filho, que atua como assessor jurídico do CREAS.