Faculdade Cesmac do Sertão realiza palestra sobre cuidados à saúde da pessoa com Síndrome de Down

Turma de 7º período do curso de Enfermagem reuniu profissionais para discutir o tema

05/05/2023 às 09h28

Os graduandos do 7º período do curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão promoveram a palestra com o tema. A saúde psicológica na atualidade e seus desafios como profissional e que seja portador de síndrome de Down. O evento, realizado no último dia 4 de abril, é decorrente da disciplina “Didática Aplicada ao Ensino na Saúde”, ministrada pela Profa. Me. Heldah Sulamita Teixeira Rodrigues.
A palestra foi proferida pela Psicopedagoga Clínica e Institucional, Maria Sônia Brito Rocha e teve como principal objetivo oferecer orientações às equipes multiprofissionais para o cuidado à saúde da pessoa com síndrome de Down, nos diferentes pontos de atenção da rede de serviço ao longo do seu ciclo vital.
A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do 21 é uma condição humana geneticamente determinada, trata-se da alteração cromossômica (cromossomopatia) mais comum em humanos e a principal causa de deficiência intelectual na população. Diante disso, os profissionais de enfermagem precisam de capacitação e de apoio de outros profissionais para lidar com o diagnóstico em seus pacientes e com suas famílias.
É fundamental estar preparados, como profissionais, para o ajuste familiar à nova situação, favorecendo as possibilidades de tratamento com vistas à saúde física, mental e afetiva da criança. Neste sentido, o momento da notícia do nascimento de uma criança com SD tem impacto na aceitação da família e na sua disposição e adesão ao tratamento. Espera-se do profissional que transmite a notícia, uma postura humana e ética, que garanta acolhida e informação adequada à família. Esse foi o principal foco da realização do evento.