Discentes do curso de Enfermagem têm artigos premiados com Excelência Acadêmica no X Enccult 2020

Os acadêmicos tiveram como prêmio a publicação de artigos no Journal Diversitas de Qualis B2 Internacional, e na edição do livro do GT-05

01/10/2020 às 18h02

Um grupo de acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão, foi premiado no X Encontro Científico Cultural – ENCCULT/2020, ocorrido no início do mês de setembro.
A equipe teve a orientação dos docentes Hélder Delano Barboza de Farias, Jaqueline Maria da Silva, Mozart de Melo Alves Junior e Alessandra Nascimento Pontes, do Núcleo de Robótica da Faculdade CESMAC do Sertão.
Os acadêmicos tiveram como prêmio a publicação de artigos no Journal Diversitas de Qualis B2 Internacional, e na edição do livro do GT-05 (Comunicação e Inovações Tecnológicas Aplicadas na Saúde), ambos a serem publicados no último trimestre de 2020.
Os artigos premiados foram:
Nota: 9.83 - Produção de portfólio digital como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem no curso de enfermagem
- Ewerton Igor Alves de Almeida
- Jaqueline Maria da Silva
- Hélder Delano Barboza de Farias
- Larissa Gabriella da Silva
- Júlia Pereira de Moura Ferreira
Nota: 9.43 - O uso das tecnologias auxiliadoras à saúde: desafios e benefícios
- Elis Nayara Lessa de Barros
- Mozart de Melo Alves Junior
- Jaqueline Maria da Silva
- Alessandra Nascimento Pontes
- Ana Karla Rodrigues Lourenço
- Pauliana Santos de Farias
Nota: 9.23 - Ligas acadêmicas frente estratégias metodológicas em tempo de distanciamento social
- Emilly Caroline Silva dos Santos
- Thayná Alves do Nascimento
- Jaqueline Maria da Silva
- Ítalo Fernando de Melo
- Elis Nayara Lessa de Barros
- Pauliana Santos de Farias
Nota: 9.1 - O processo de ensino e aprendizagem a partir do desenvolvimento da monitoria remota durante a pandemia do Covid-19: desafios e conquistas
- Larissa Gabriella da Silva Ferreira
- Júlia Pereira de Moura Ferreira
- Lucas Kayzan Barbosa da Silva
- Ewerton Igor Alves de Almeida
O GT05 teve submissões de dezenas de trabalhos, voltados para o estudo do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), principalmente aquelas voltadas às tecnologias disruptivas, como também as aplicadas na saúde, tendo como objeto de estudo as inovações, no que se refere aos benefícios para a vida acadêmica e do paciente.
O presente grupo de trabalho caracterizou-se pela discussão no contexto tecnológico a respeito dos conceitos e fundamentos da tecnologia da informação e comunicação, com a proposta de tencionar as pesquisas com tecnologia em saúde nos Estados do Nordeste.
Os artigos premiados contemplaram o uso da tecnologia e inovação em cada um dos pontos do tripé acadêmico Ensino-Pesquisa-Extensão. Favorecendo assim, a amplitude das distintas áreas tecnológicas em circulação na academia e nos serviços de saúde com a divulgação científica das presentes produções.
Sobre o Evento
Evento Regional, multidisciplinar e interdisciplinar, com bases consolidadas na X versão, contemplando várias áreas da Ciência, congregando cientistas de todo o Brasil e internacionais. Pesquisadores professores e alunos, profissionais, produtores privados, empreendedores, são nosso querido público. Este ano por causa da pandemia, as atividades foram on-line.
Foram recebidos os trabalhos, avaliados, publicados nos Anais do X Enccult com os estudos aprovados, e também os 60 melhores trabalhos serão publicados na revista eletrônica Diversitas Journal, Qualis B2. Serão disponibilizados palestras e vídeos dos grupos para os participantes, de acordo com iniciativas de cada GT. Na edição deste ano o evento teve como tema: “Enccult - 10 anos debatendo práticas e reflexões sobre Ensino, Pesquisa e Extensão”