O Instituto Brasileiro de Direito de Família e Sucessões de Alagoas (IBDFAM/AL) promoveu, no teatro do Sesi em Arapiraca, o Congresso Estadual de Direito das Famílias e Sucessões, que abordou como tema central as “Perspectivas de Futuro do Direito das Famílias e Sucessões”. O evento buscou fomentar discussões sobre os desafios e as transformações nas relações familiares e sucessórias, além de incentivar a pesquisa acadêmica na área. As apresentações de resumos expandidos ocorreram nas instalações da Faculdade Cesmac do Agreste, consolidando uma importante troca de saberes entre profissionais e estudantes.
Entre os destaques do congresso, a aluna Maria Eduarda Luz Tenório, do 5º período da Faculdade Cesmac do Sertão, apresentou o trabalho intitulado “Liberdade individual vs normas sociais e jurídicas no tocante à família poliafetiva”. Desenvolvido em parceria com a professora Me. Patricia Rocha, o resumo foi selecionado para comunicação oral e rendeu à dupla o certificado de menção honrosa. Este reconhecimento se deu por conta da excelente pontuação obtida na avaliação às cegas, realizada por especialistas na linha de pesquisa 02, focada em conjugalidades contemporâneas.
O resumo expandido de Maria Eduarda e da professora Patricia foi publicado na Revista Eletrônica Direito e Conhecimento, da Faculdade Cesmac do Agreste, classificada no Qualis B1. A visibilidade proporcionada pela publicação contribui para o avanço das discussões sobre conjugalidades e modelos familiares não convencionais, reforçando a importância de uma abordagem interdisciplinar e atualizada para o Direito das Famílias.