Ação Integrada CBIOSS e curso de Enfermagem recebe o cardiologista Dr. José Wanderley

Iniciativa da Liga Acadêmica de Biossegurança e Sustentabilidade, com a participação também das acadêmicas da graduação Adryelle Souza, Êmilly Vitória e Valéria Maria

21/07/2022 às 13h12

Com o tema “Assimetria entre assistência à saúde contemplando o SUS: 50 anos em experiência”, o Dr. José Wanderley, cardiologista renomado em Alagoas, ministrou palestra na Ação Extensionista da Liga Acadêmica de Biossegurança e Sustentabilidade (LABIOSS), do curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão. A iniciativa faz parte do chamado “Expresso do Coração”, do Dr. José Wanderley, programa importante criado por ligas acadêmicas de Medicina, que em parceria com a Liga LABIOSS agregou informação científica por meio de palestras e ação em saúde, com consultas, avaliação cardiológica e eletrocardiograma para dezenas de pessoas. Todo o atendimento acontece de forma gratuita na Faculdade Cesmac do Sertão, em Palmeira dos Índios (AL).
O objetivo foi contribuir para a reflexão sobre a assimetria entre a assistência à saúde antes e depois do SUS e a importância para a saúde, bem como explanar os aspectos da biossegurança e a evolução fundamental no processo dos cuidados à saúde. Durante a palestra ficou expresso em todos os participantes o quanto Dr. Wanderley tem amor pela profissão. “Se tem uma coisa que eu gosto na vida é de cuidar de gente, compartilhar com as pessoas esse dom que Deus me deu que é a medicina e auxiliar a todos que eu possa, para que tenham qualidade de vida e boa saúde”, descreve o cardiologista no Instagram pessoal.
“A promoção de eventos através LABIOSS, proporciona para o acadêmico autonomia, responsabilidade, senso de organização e experiência acadêmico científica. Deste modo, promover a educação e promoção da saúde para os acadêmicos e profissionais, torna-se parte do processo de ensino-aprendizagem para a formação profissional de Enfermagem”, afirma Profa. Alayde Ricardo, coordenador do curso de Enfermagem na unidade.
Além da palestra do Dr. José Wanderley, a programação contou ainda com a palestra ministrada pelas acadêmicas da graduação: Adryelle Souza, Êmilly Vitória e Valéria Maria, com tema “Histórico e evolução da biossegurança no cuidado em saúde”. O evento foi organizado pela Profa. Dra. Jaqueline Maria da Silva, Profa. Me. Zaine S. T. Fernandes, Adryelle Souza – Presidente da LABIOSS, além dos membros Êmilly Vitória, Valéria Maria, Luana dos Santos, Maria dos Santos Marques, Mayara Barbosa Vieira e entre outros.