HUB de negócios e inovação

12/09/2016 às 20h17

Núcleo de Práticas do curso de Administração da Faculdade Cesmac do Sertão surge da necessidade de fomentar e proporcionar aos estudantes atividades práticas dos conhecimentos teóricos adquiridos, além de estabelecer conexões com a sociedade/comunidade da microrregião de Palmeira dos Índios.

O desenvolvimento das atividades está atrelado à criação e funcionamento do HUB de Negócios e Inovação da Faculdade Cesmac do Sertão, que tem como principal objetivo a integralização dos conhecimentos e habilidades revertidos em serviços oferecidos aos empreendedores e futuros empreendedores da região.

Trata-se de um sistema de controle de estoques operado por rádio frequência. Desenvolvido primeiramente em forma de maquete, o mesmo uso de tecnologia existente, mas nunca antes combinada como nesse projeto.

Dentro do HUB de negócios, as atividades também marcam inúmeras orientações preliminares acerca de negócios de forma geral, atendendo aos anseios dos estudantes do curso de Administração.

O HUB de Negócios e Inovação da Faculdade Cesmac do Sertão disponibiliza para a sociedade, um espaço para desenvolvimento criativo e inovador dos empreendimentos, por meio de cursos, palestras, consultorias e do próprio espaço físico, possibilitando a articulação dos conhecimentos acadêmicos às necessidades da vida cotidiana.

Os demais cursos ofertados pela Faculdade também podem participar das ações e atividades do HUB, estabelecendo a interdisciplinaridade na IES.

Histórico

Em meados do ano de 2015, nas novas instalações, o HUB de Negócios foi alavancado em atividades por contar com amplo e excelente espaço próprio dedicado a atividade da cultura empreendedora, espaço concedido por meio da coordenação do curso de Administração da Faculdade Cesmac do Sertão.

A coordenação do curso, junto ao corpo docente, vem divulgando amplamente o espaço do HUB e seu funcionamento com a comunidade acadêmica. Em resposta a esse movimento, o curso apresenta manifestação de interesse dos alunos, no sentido de conhecer a cultura empreendedora e adentrar no mundo dos negócios.

No primeiro semestre de atividades, o HUB contou com a abertura da empresa Negócios e Inovações, voltada para o mercado de turismo e hotelaria.

Construiu-se uma equipe voltada especialmente para área técnica, por meio de parceria e sociedade com a Interactive Monkey, empresa localizada em Palmeira dos Índios, responsável pelo desenvolvimento do software elaborado conceitualmente no Cesmac do Sertão.