Projeto Integrador BioSeguro realiza visita técnica na Empresa Vale Dourado

A iniciativa destaca Oficinas de Jogos Educativos para a Prevenção de Riscos na Saúde do Trabalhador

10/12/2021 às 18h15

A responsável pela Biossegurança da Faculdade Cesmac do Sertão, Profa. Dra. Jaqueline Maria da Silva e os Profs. Mcs. Pollyanna Neves e Helder Delano, coordenam o Projeto Integrador Intitulado - BioSeguro: Oficinas de Jogos Educativos para a Prevenção de Riscos na Saúde do Trabalhador.
A atividade destacou o termo saúde do trabalhador, discutindo com os discentes e explanando sobre o campo do saber que visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença. A área passou a ser incorporada nas ações do Sistema Único de saúde (SUS) em 1990, por meio da Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90, que atribuiu à direção nacional do SUS a responsabilidade de coordenar a política de saúde do trabalhador.
No artigo 6º, parágrafo 3º, regulamenta os dispositivos constitucionais sobre Saúde do Trabalhador, da seguinte forma: “Um conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e a proteção da saúde do trabalhador, assim como visa a recuperação e a reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho” (Lei Orgânica da Saúde, nº 8.080/90, art. 6º, parágrafo 3º).
A coordenadora da Biossegurança ainda participou da visita técnica na empresa Vale dourado, com a profa. Pollyanna Neves da disciplina de habilidades I, junto aos discentes dos terceiro e quarto períodos do curso de Enfermagem. O objetivo foi compreender as ações de Biossegurança dentro de uma empresa como a Vale Dourado e atuação do enfermeiro do trabalho. Os discentes visualizaram cada setor identificando como devem melhor abordar os tipos de risco junto aos funcionários na posterior ação extensionista dos dias 17 e 18 de novembro 2021.