Projeto de Extensão do curso de Enfermagem utiliza podcast e dialoga sobre o uso de álcool e/ou outras drogas com adolescentes e jovens

O grande objetivo é a promoção dos fatores de proteção ao uso e da orientação e proteção dos fatores de risco

11/02/2021 às 15h09

A iniciativa do Projeto de Extensão Comunitária Remota Voluntária “O uso do podcast para dialogar sobre o uso de álcool e/ou outras drogas com adolescentes e jovens”, é do curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão. O objetivo é utilizar podcast para transmitir informações a adolescentes e jovens quanto ao uso de álcool e/ou outras drogas, objetivando a promoção dos fatores de proteção ao uso e da orientação e proteção dos fatores de risco.
O trabalho utiliza os meios digitais, como o Instagram e podcast ofertam, principalmente ao público jovem, conhecimentos sobre álcool e outras drogas, informações sobre como usuários podem buscar ajuda, tipos de entorpecentes e problemas ligados à saúde acarretados a partir das drogas e do álcool.  Os podcast podem ser conferidos no @projetodeextensao.prev.aod.
A redução de danos (RD) se ocupa tanto da prevenção e da diminuição dos riscos e danos à saúde associados ao consumo de substâncias psicoativas (drogas), como do tratamento. As ações educativas relacionadas a RD para serem significativas devem fazer uso de uma linguagem adaptada à idade e às referências socioculturais do público alvo, a exemplo das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).
Os docentes orientadores que integram o estudo são: Profa. Dra. Daniele Cristina de Oliveira Lima, Profa. Ma. Emilly Souza Marques, Profa. Ma. Arlete Rodrigues de Farias e Profa. Me. Alayde Ricardo da Silva.
Já os discentes participantes são: Gabriela Pereira da Silva, Ana Claudia Gomes da Hora Rocha, Brena Ruanna Miranda de Barros, Maria Victoria Guimarães Ramos Valeriano Cavalcante, Suellen Thamires Cavalcante, Raíssa Albuquerque Cabral Lima, Jaqueline Souza da Silva Assis, Marcela Farias dos Santos e Franciare Vieira da Silva.