Curso de Enfermagem recebe Certificado do Registro de Programa de Computador pelo INPI

A conquista envolve o trabalho de alunos e professores do curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão e docentes do Núcleo de Robótica do Centro Universitário Cesmac - Maceió-AL

02/02/2021 às 14h17

A trajetória do curso de Enfermagem conta com conquistas importantes para projetos e pesquisas de professores e alunos da graduação. Em 2019 o projeto de pesquisa intitulado: Simulador de Realidade Virtual para Terapia do Transtorno de Ansiedade Claustrofóbico na Realização do Exame de Ressonância Magnética (RMN), foi o vencedor do prêmio do 2ª lugar no Workshop de Experimentos em Tecnologia da Bahia-Alagoas-Sergipe- ERBASE, no qual concorreu com mais dissertações e projetos de mercado de dois estados do Nordeste.
Ainda no mesmo ano, durante o Simpósio Internacional de Enfermagem a discente bolsista do projeto, Nathália Tenório, ganhou Menção Honrosa, pela excelente explanação e domínio do Projeto Semente de Iniciação Científica – PSIC.
Além da apresentação oral no II Congresso em Inovação e Tecnologia do Agreste Alagoano – CinTec realizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com resumo expandido de revisão de literatura sobre RV e os “Efeitos Positivos para Minimizar Transtorno de Ansiedade Claustrofóbica – TAC”, apresentado por Elis Nayara Lessa de Barros – discente voluntária.
A produção e conquistas do projeto continuam, hoje iniciado processo embrionário, agregando conhecimento científico e tecnológico aplicado à saúde, competência e habilidades tecnológicas e inovadoras na vida acadêmica dos integrantes. Recentemente, a graduação recebeu o Certificado de Registro de Programa de Computador emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.
O registro é importante para comprovar a titularidade do programa e os autores, além de possibilitar que o software possa ser objeto de contratos envolvendo transferência de direitos por empresas codesenvolvedoras.
Os autores do projeto são: Nathália P. T. Neves; Elis Nayara L. Barros; Artur Victor de Souza Cordeiro; Cristóvão Luiz Teles Farias; Mozart de M. Alves Junior; Adilson J. dos Santos; Alayde R. da Silva; Hugo de Lira Soares; Jaqueline M. da Silva, entre outros. O trabalho envolve alunos e professores do curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão e docentes do Núcleo de Robótica do Centro Universitário Cesmac - Maceió-AL.