Curso de Enfermagem desenvolve Projeto de Extensão “Podcast: uma solução alternativa para educação sexual com adolescentes”

Iniciativa da Faculdade Cesmac do Sertão tem o objetivo de destacar a importância da educação em saúde na tecnologia, esclarecendo questões de autoconhecimento e desenvolvimento entre os jovens

17/12/2020 às 12h34

O objetivo do Projeto de Extensão Universitária do curso de Enfermagem, da Faculdade Cesmac do Sertão, é destacar a importância da educação em saúde por meio da tecnologia, esclarecendo questões de autoconhecimento e desenvolvimento entre os jovens, além de impactar nos índices de gravidez na adolescência e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
Participam da pesquisa as docentes: Jaqueline Maria da Silva; Zaine Simeya Texeira Novaes Fernandes; Marisete de Queiroz Melo; Maria Regineide de Araújo; Beatriz Santana de Souza Lima. Também integra a equipe de pesquisadores as acadêmicas: Alessa Christie Ramos Gonçalves; Marília dos Santos Lopes Lima; Thaís Valdeci da Rocha Ferro e Vanessa Nunes da Silva.
A iniciativa é de grande relevância, pelo fator dos adolescentes não terem o hábito de frequentar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para orientações no início da vida sexual, sem falar que esse assunto ainda é um tabu a ser quebrado entre pais e filhos e no âmbito escolar. Dessa forma, os jovens se tornam vulneráveis há IST’s e a gravidez na adolescência.
O projeto traz a educação em saúde para o meio onde os adolescentes têm mais contato e familiarização no dia a dia com a tecnologia e redes sociais, o que facilita o acesso e adesão. Todas as quartas-feiras, às 20h, acontece a publicação de um novo episódio do Podcast interativo com rodas de conversas entre os participantes do projeto e uma linguagem simples e objetiva.
Os Podcasts são realizados através de um estudo científico, onde as discentes recorrem a evidências científicas atualizadas para realizar o roteiro da programação, a gravação é feita por meio do aplicativo Ancho, e os episódios ficam disponíveis nas plataformas: Ancho, Spotify, Google Podcasts, Breaker, PocketCasts e RadioPublic, e para que haja uma maior interação com os ouvintes e  melhor compreensão  sobre os assuntos, foi criado o IG @educast_enf, onde são realizadas posts de divulgação e autoexplicativos sobre os temas abordados.
O estudo busca também promove a do discente do curso de Enfermagem na educação ativa, de forma dinâmica com os adolescentes, sendo inserindo em um meio familiar dos jovens participantes, quebrando o ‘tabu’ de conteúdos pouco abordados em casa e nas escolas.