Projeto de Extensão Remota “Mãos que Falam” tem parceria oficial com a Empresa Hand Talk

Iniciativa do curso de Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão

08/10/2020 às 15h25

O projeto intitulado “Mãos que falam: A Humanização na Assistência de Enfermagem”, desenvolvido no curso de Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão, tem o objetivo de orientar profissionais de enfermagem no uso do aplicativo Hand Talk como instrumento de comunicação para paciente com surdez.
Por meio de ações educativas nas redes sociais para a comunidade acadêmica da graduação, o projeto contempla as informações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs, para os cursos de Enfermagem e guarda relação com o interesse de informar e qualificar profissionais para os serviços de saúde. Além disso, também acompanha as tendências nacionais e atuais sobre a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PNCTIS), quanto a inclusão do cidadão na sociedade do conhecimento, por meio da educação científica, tecnológica e cultural.
A empresa Hand Talk é uma startup de impacto social que está ajudando a quebrar a barreira de comunicação entre surdos e ouvintes através do Hugo, um simpático intérprete virtual que realiza traduções automáticas para Libras, seja através do app ou traduzindo textos com o plugin.
O app Hand talk foi eleito pela Organização das Nações Unidas – ONU, como melhor aplicativo social do mundo, com prêmios nos EUA, México e Colômbia, o que motivou ainda mais a divulgação da existência desse app com funcionalidades que auxiliam na humanização da assistência de enfermagem.
Equipe Docente:
Docentes: Jaqueline Maria da Silva – Orientadora
 Pollyanna Maria C. Neves – Coorientadora
 Beatriz Santana de Souza Lima – Colaboradora
Alessandra Nascimento Pontes – Colaboradora
Discentes:
Júlia Pereira de Moura Ferreira
Elloyse Tereza Gomes dos Santos
Valéria Araújo Lima
Emanuelly Kesley de Freitas Lima