Projeto de Extensão Remota do curso de Enfermagem destaca saúde da mente e do corpo

Iniciativa destaca Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no contexto de Pandemia

12/11/2020 às 14h38

As atividades do Projeto SAMEEC (Saúde Mente e Corpo), trazem a abordagem das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), desenvolvido por professores e alunos do curso de Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão, destaca esse contexto na Pandemia.
A iniciativa é um Projeto de Extensão Remota, utilizando ações por meio da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS). O perfil na rede social Instagram @sameec_ trabalha a disseminação e divulgação de conteúdos educativos de forma on-line.
Inseridos no contexto atual, onde a saúde mental e corpo surgem como temáticas importantes para se viver nesse momento de pandemia, a relevância da atividade de um perfil on-line que traga informações educativas para inserção das práticas na vida, surge como um ponto chave de incentivo ao processo de estímulo à saúde da mente e do corpo.
O perfil do projeto apresenta a informação de uma forma simples, lúdica e educativa sobre a inserção dessas práticas na vida do público, que pode envolver desde acadêmicos, profissionais e até mesmo a população em geral.
Entre os objetivos do estudo estão: desenvolver por meio das TICs a aplicação e verificação da resolutividade na prática das terapias complementares; melhorar a qualidade de vida pelo estímulo a práticas das terapias complementares; além de avaliar a resolutividade das terapias complementares na saúde mental e física durante o período de isolamento social.
A equipe do projeto é composta pelas docentes Yolanda Gomes Torres Pinto e Jaqueline Maria da Silva. Além disso, tem ainda a participação dos acadêmicos pesquisadores: Ewerton Igor Alves de Almeida, Amanda De Macêdo Ferraz, Elis Nayara Lessa de Barros, Jaqueline Bezerra de Lucena, Jordânia Costa Ferro, Laíssa Keilla Brito Barbosa, Thayná Alves do Nascimento, Beatriz Souza Costa Curuba e Juliana Layane Barbosa da Silva.