NAAP da Faculdade CESMAC do Sertão realiza atividades de reflexão e conscientização sobre o suicídio e prevenção

A ação do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico reforça as ações de prevenção sobre a temática

22/10/2019 às 13h53

O Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico – NAAP, da Faculdade CESMAC do Sertão desenvolveu atividades com o objetivo alertar a comunidade acadêmica sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além de chamar atenção para as ações preventivas. Todas as ações intensificaram o chamado “Setembro Amarelo” e aconteceram nos espaços da faculdade, trazendo intervenções sistemáticas e cotidianas, que possibilitaram reflexões importantes sobre a temática abordada.
As atividades incluíram discussão e construção de frases de valorização à vida com a comunidade acadêmica, que foram expostas no mural, além da apresentação da CAIXA AMARELA, onde os sentimentos de angústias, dúvidas, entre outros, puderem ser deixados no local, com garantia do sigilo dos conteúdos. Também foi distribuído o símbolo campanha em todas as salas de aula dos cursos da unidade, chamando a atenção da comunidade acadêmica para o grave problema de saúde pública, acompanhado da discussão sobre o significado do símbolo.
Dentre as demais ações promovidas pelo NAAP, houve a projeção do documentário Elena, que trata do debate sobre o sofrimento psíquico e as consequências, além de como lidar com sentimentos de perdas. Após a projeção, houve o momento de discussão mediado pela Psicóloga Fátima Carnaúba e pelo professor Antônio Fernandes Filho, ambos componentes do NAAP.
A programação contou ainda com uma Roda de Conversa sobre as “Brincadeiras que ferem a alma: Bullying e Ciberbullying”, com a participação da professora Alayde Ricardo, coordenadora do curso de Enfermagem, do professor Antônio Fernandes Filho, coordenador do curso de Administração, e docentes dos cursos de Administração, Direito e Enfermagem, tendo como mediadora a psicóloga e líder do NAAP.
As atividades foram encerradas com a palestra do psicólogo Leonardo Naves, com o tema “Prevenção ao comportamento suicida”, discutindo e mostrando os principais fatores de proteção de risco por trás do comportamento.
Todas as atividades e ações ocorridas estiveram centradas na discussão, reflexão e conscientização sobre o suicídio, tendo em vista a importância sob a perspectiva social e de saúde pública. Assim, o NAAP buscou desenvolver as referidas atividades e ações enfatizando os aspectos práticos e aplicáveis ao cotidiano da comunidade acadêmica relacionados à prevenção do suicídio.