I Simpósio Interligas do curso de Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão

Evento totalmente on-line e gratuito, acontece nos próximos dias 11 e 12

04/09/2020 às 15h36

O I Simpósio Interligas - ISIMINTERLIGAS, está sendo organizado pelo curso de Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão. O evento acontece nos dias 11 e 12 de setembro, com o tema “Linhas de cuidado à saúde: articulando saberes para a integralidade”.
O evento que promove a integração das Ligas acadêmicas é totalmente gratuito e on-line A programação conta com atividades como:  palestras, debates, minicursos, submissão e apresentação de trabalhos científicos com publicação em anais. O intuito do Simpósio é incentivar os discentes e docentes para a pesquisa e debate dentro da das Ciências da Saúde, promovendo uma reflexão e discussão da qualidade de vida e a assistência prestada à comunidade.
Além disso, o simpósio também tem o objetivo de estimular os discentes na busca pela pesquisa científica como crescimento profissional, promover debates sobre temas inerentes as áreas de atuação do profissional enfermeiro dentro da equipe multiprofissional e fortalecer o elo entre ensino, pesquisa e extensão.
A palestra de abertura traz o questionamento sobre “A importância do fortalecimento do SUS e da atenção primária em saúde em tempos de pandemia: quais os desafios?”, com a Danielly Santos dos Anjos Cardoso - Enfermeira, Professora da EENF/UFAL, com Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Doutoranda em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSP/USP. Especialização em Saúde Coletiva (Gama Filho-RJ), Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde e Gestão de Redes de Atenção à Saúde (ENSP/FIOCRUZ).

Tem ainda o debate sobre “A importância das Ligas Acadêmicas na formação profissional: desafios e conquistas”, com as seguintes participações:

• Gabriel Miranda Oliveira Nascimento - Diretor (Atlética de Medicina) e Membro da direção do Projeto de Extensão Remota (Weboncogeri);
  • Paula Natanyele Santos de Almeida Ferreira - Integrante das Ligas Acadêmicas de Terapia Ocupacional em Pediatria – LATOP e Interdisciplinar em Saúde Mental – LAISME; Monitora do módulo de Fundamentos do Trabalho, ética e tecnologias e Saúde e Monitora do projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade – UNCISATI;
  • José Rodrigo de Araújo Guimarães - Engenheiro Agrônomo, Doutorado em Agronomia, Mestrado em Agronomia, Professor Universitário/Pesquisador e Coordenador Geral de Extensão Universitário do Centro Universitário CESMAC;
  • Rafaella Carolyne Carvalho de Brito Lisboa -Vice-Presidente da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher (LAESM); Secretária da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Inovações Tecnológicas (LITEC) e Monitora no Projeto de Extensão Saúde nas Escolas.
A organização do evento é composta pela seguinte equipe: Profa. Me. Manuelle Prestrêlo de Oliveira Melo, Profa. Dra. Yolanda Karla Cupertino da Silva, Prof. Me. Evanio Silva, Prof. Helder Farias, Profa. Dra. Daniela Cristina de Oliveira Lima da Silva, Profa. Dra. Jaqueline Maria, Profa. Emily Souza, Profa. Maria Gabriela, Profa. Me. Ana Paula Ramos da Silva Duarte, Prof. Me. Rafael Rocha de Azeredo, Prof. Romildo Armindo, Profa. Me. Yolanda Gomes Torres Pinto, Profa. Me. Vivian Marcella dos Santos Silva e Prof. Me. Alayde Ricardo da Silva, coordenadora do curso.
As submissões de trabalhos com o envio dos resumos podem ser feitas até hoje (04). As inscrições e submissões de trabalhos podem ser feitas no link: https://www.even3.com.br/isimposiointerligas/.