CBIOSS e curso de Enfermagem juntos para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis entre a comunidade acadêmica

Ação de divulgação da campanha tampinha legal, contou com a participação do NAAP, coordenação do Curso de enfermagem e demais professores

28/04/2022 às 12h52

Com o objetivo de socializar as atribuições da Comissão de Biossegurança (CBIOSS) para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis entre a comunidade acadêmica, juntamente com o curso de Enfermagem, foi realizado um encontro para destacar a importância desse trabalho em conjunto. O conteúdo foi repassado pela Profa. Fátima Carnaúba – Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico (NAAP) e também a Profa. Ma. ALayde Ricardo da Silva – Coordenadora de do curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão.
A ação foi direcionada para os acadêmicos e docentes dos segundo e quarto períodos da graduação de Enfermagem. A biossegurança é uma área do conhecimento definida pela Agência Nacional de Saúde (ANVISA) como: “Condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.”
Nesse processo a CBIOSS Cesmac Sertão tem como objetivo normatizar e supervisionar os cuidados de biossegurança nos laboratórios e demais setores da Instituição. Com a missão de desenvolver atividades que visem identificar, prevenir, controlar e minimizar os riscos que venham a comprometer a saúde da comunidade acadêmica, e na ocorrência de acidentes providenciar acolhimento e acompanhamentos adequados, além de elaborar e coordenar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, ampliando ações de preservação ambiental.
Os organizadores da iniciativa acreditam que a reciclagem é uma atitude indispensável para a manutenção da saúde das pessoas e do planeta, desta forma, esperamos a partir desta ação, sensibilizar a comunidade acadêmica que pequenas atitudes podem gerar grandes benefícios para todos, reduzindo a poluição ambiental e contribuindo para preservação do meio ambiente. O momento destacou e divulgou a Campanha Tampinha Legal.
Campanha Tampinha Legal
Com o slogan: “Tampinha Legal: seja solidário, sua tampinha faz a diferença”, o Instituto AMOR 21 em Alagoas acolhe famílias e amigos de pessoas com Síndrome de Down, além de promover a troca de informações e inclusão em todos os espaços sociais. Com isso, há uma mobilização da sociedade em fazer o bem, refletindo no aumento na qualidade de vida de todos.
A comunidade pode se envolver de diversas formas, a começar pelo recolhimento de tampas e entrega nos pontos de coleta do programa.  Vale lembrar que tudo que é arrecadado pela campanha é revertido em renda para o instituto. E na Faculdade Cesmac do Sertão você encontra um desses pontos de coleta.