Faculdade Cesmac do Sertão realiza I Semana Cultural

Evento contou com a participação da comunidade acadêmica e comunidade externa

30/05/2023 às 17h18

A Faculdade Cesmac do Sertão realizou  nos dias 17 e 18 de maio a sua primeira semana cultural. As atividades ocorrem no campus da Faculdade, em Palmeira dos Índios e reuniu toda a comunidade acadêmica. O evento foi realizado pelo Núcleo de Extensão Universitária.
A inclusão da cultura no processo de formação discente se inspira pelas novas propostas que remodelam e ampliam a visão de educação oferecendo condições para que os alunos vivenciem a cultura no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A partir de uma proposta de gestão compartilhada, docentes e discentes, são partes envolvidas que experienciam atividades que estimulam e encorajam para os caminhos da inovação, abrindo portas ao inusitado e à reinvenção sistemática. Assim, a IES pode ser o espaço que agencia diálogos entre os saberes, sem hierarquizá-los, questionando a ideia de que algumas culturas ou formas de expressão são superiores a outras.
O Núcleo de Extensão da Faculdade Cesmac do Sertão considera suas ações como o processo que promove recursos metodológicos que afetem os diversos aspectos do cotidiano educativo transformando e criando novas maneiras pela qual a sociedade e as comunidades discente e docente consigam se comunicar, pensar e aprender ampliando sua visão de mundo, para assim, impactar positivamente na qualidade de vida e no seu desenvolvimento identitário.
Nesse sentido, a Faculdade CESMAC do Sertão, através do Núcleo de Extensão, tem apresentado, nesse semestre, o desenvolvimento de diversas atividades extensionistas, e em particular de difusão cultural, dos dois cursos ofertados. Neste semestre letivo, tivemos a divulgação de três importantes editais para a comunidade acadêmica, sendo um referente aos projetos de extensão comunitária voluntária e dois do programa de Difusão Cultural: I Salão de Fotografia, com a curadoria da professora Ana Caroline Gusmão, e o I Show de Talentos, sob a responsabilidade da professora Marcela Carnaúba.
Os editais do programa de difusão cultural, tiveram suas inscrições homologadas pela curadoria pela coordenação do Núcleo de Extensão da Faculdade CESMAC do Sertão. A culminância desses editais se deu através da I Semana Cultural, que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio de 2023, e contou com a ampla participação da comunidade acadêmica e escolar da cidade de Palmeira dos Índios, articulando atividades de integração entre a academia e a comunidade, além de proporcionar um espaço de trocas e produção de cultura. A turnê cultura teve a seguinte programação:
Dia 17/05 - 19h às 21h
- Abertura oficial da I Semana Cultural CESMAC Sertão
- Exposição do I Salão de Fotografia
- Apresentação do Coral do CESMAC
- Show de Talentos:
  • Juliano Barros da Costa Ferro – MÚSICA (discente/DIREITO)
  • Maria Eduarda Luz Tenório – POESIA (discente/DIREITO)
  • Tiago Tupinambá/ Leandro Rosa/ Hugo Bittecourt – MÚSICA (docentes/DIREITO)
  • João Igor Jucá de Aguiar – MÚSICA (discente/DIREITO)
  • Danyele Carvalho da Costa – MÚSICA (discente/DIREITO)
  • Douglas Nobre de Lira – MÚSICA (discente/DIREITO)
- Banda Jovens Músicos
18/05 - 14h às 17h
- Apresentações Culturais de Palmeira dos Índios:
  • NUCA (Escola Gerson Jatobá)
  • Complexo Educacional Agostiniano
  • Colégio Sagrada Família
- Visitação das escolas à Exposição do I Salão de Fotografia
- Apresentação de Documentário Furna dos Negros de Wladimir Lima e produção executiva de Ailton Costa.
            O evento cultural, teve como principal objetivo, difundir a cultura no cotidiano acadêmico, promovendo a inclusão de ações e recursos culturais que desenvolvam, nos acadêmicos, perfis inovadores capazes de agir e de se adaptar, diferenciadamente, em ambientes repletos de desafios, articulando ensino, pesquisa e extensão através de acionamentos culturais de tipologias diversas, tais como artes visuais, música e dança.