Projeto PSIC-FAPEAL do curso de Enfermagem promove visita técnica ao SAMU Arapiraca

O objetivo é criar um software de RV que simule as situações de urgências e informações de biossegurança ao SARS-COV-2 em ambiente escolar

02/03/2021 às 15h25

Os acadêmicos Italo Fernando de Melo, Yana Beatriz Farias Lopes, Neide Fernanda de Oliveira Silva, Clara Carollyne Lins de Souza; Marcela Porangaba; Larissa Cavalcante; Beatriz Santana de Souza Lima; Jaqueline M. da Silva; além dos professores do curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão, Mozart de Melo Alves Junior; Alayde Ricardo da Silva, orientadores do Projeto PSIC-FAPEAL 2020/2021  intitulado: “Percepção do conhecimento sobre primeiros socorros e prevenção ao SARS-COV-2 de professores do ensino médio em ambiente simulador de situações de urgência”, realizaram importante atividade prática no estudo, com uma visita técnica ao Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/Arapiraca).

Os organizadores da atividade explicam que a capacitação do profissional da educação para atendimento precoce em situações de urgência e instrução sobre suporte básico de vida (SBV) é fundamental para salvar vidas e prevenir sequelas. A prática de educação em saúde visa a disseminação do conhecimento enfatizando as práticas de primeiros socorros e manejo do paciente minimizando dessa forma os riscos.
O atual cenário de pandemia distanciou todas as perspectivas de ações presenciais, diante desta problemática o referido projeto cria uma possibilidade para os profissionais da educação aprenderem sobre primeiros socorros através da Realidade Virtual. O projeto tem o objetivo de criar um software de RV que simule as situações de urgências e informações de biossegurança ao SARS-COV-2 em ambiente escolar. A visita técnica dos membros do projeto ao SAMU ARAPIRACA – AL, formalizou a parceria com o socorrista Wittames Santos Silva, atual colaborador do projeto.
“Nosso agradecimento a gerência do SAMU-ARAPIRACA por autorizar a visita técnica. A visita teve como objetivo, aproximar os discentes da Faculdade Cesmac do Sertão, do SAMU, que assistem toda população do município de Arapiraca de forma integral. Este tipo de assistência à saúde ao ser conhecido pelos discentes, motivam futuros profissionais a ampliarem os conhecimentos e a valorização das diversas áreas assistências, em especial a Urgência e Emergência”, conclui a coordenadora do curso de Enfermagem Profa. Alayde Ricardo.