“Sexta Interativa de Inovação Pedagógica” nas Faculdades Cesmac do Sertão e do Agreste

Novas ferramentas através da temática Inovação Pedagógica no século XXI

14/05/2018 às 16h51

O projeto “Sexta Interativa de Inovação Pedagógica” que aconteceu no dia 11 de maio, no Auditório da Faculdade Cesmac do Sertão, buscou promover o desenvolvimento de competências pedagógicas através de uma Parceria entre as mantidas da FEJAL, os docentes do Centro Universitário Cesmac, Faculdade do Agreste e Faculdade do Sertão. Evidenciou o uso de tecnologias e a inovação metodológica com intuito de promover aprendizagens de forma significativa, pautada na concepção pedagógica da IES, primando pelo aluno no centro do processo e o professor mediador da construção do conhecimento ativo e contextualizado com sustentabilidade na interdisciplinaridade e integração dos saberes.
A programação se estendeu durante todo dia, tendo às 9h um belo café da manhã , após deu-se Abertura Solene do Evento. A Secretária Geral Acadêmica Cesmac Sertão – Profa. Zaine, saudou a toda(o)s e convocou as autoridades institucionais das mantidas para composição da Mesa. O Cesmac Sertão foi anfitrião - representado pela Profa. Damares Novais - Diretora, que deu as boas-vindas aos presentes e participantes e, na oportunidade agradeceu a FEJAL em ter atendido a solicitação quanto a integração entre as mantidas na Promoção da Sexta Interativa Inovação Pedagógica que já havia acontecido na Central em Maceió, oportunizando assim aos docentes das demais mantidas do Cesmac no interior Alagoano.
A Profa. Damares concedeu a palavra ao Prof. Marcílio que declarou a satisfação de toda equipe em realizar a atividade no Cesmac Sertão, e apresentou o formato que foi posto para realizar o evento, onde justamente foi desenvolvido para facilitar a construção da Didática e a participação de toda(o)s, sobretudo ao que seria abordado durante todo dia. Em seguida, a  Profa. Priscila Nascimento - Diretora do Cesmac Agreste e Conselheira Fejal, que na oportunidade agradeceu a Recepção da Profa. Damares e toda equipe declarando sua satisfação na participação do Cesmac Agreste também naquele evento. A professora Damares agradeceu mais uma vez a participação dos docentes, coordenações dos cursos das mantidas (Agreste e Sertão), convidando-os a desfazerem a composição da mesa, para início das atividades Pedagógicas daquele dia.
Foram iniciadas as atividades do Inovação com a fala do Prof. Marcílio Peixoto que mostrou a grande quantidade de informação que os alunos têm disponível, mostrando a necessidade deste tipo de Treinamento, e estimulando a necessidade de mudança, atualização sempre por parte dos docentes, que foi realmente a proposta do dia - Mostrar novas ferramentas através da temática  Inovação Pedagógica no século XXI e os Impactos na formação dos alunos/Sala de Aula Invertida e também  TBL – Team Based Learning: Aprendizagem baseada em times.
 Após, Prof. Mozart provocou os docentes com a ferramenta  GAMIFICATION – Aprendizagem Baseada em Jogos.  A Fonoaudióloga – Profa. Edna ministrou treinamento quanto aos Cuidados com a Voz. Ainda na programação foram propostos e trabalhados os seguintes temas: Mapa Conceitual como estratégia de ensino e aprendizagem - com Profa. Ticiana e, nos intervalos dos treinamentos, os participantes tiveram aulas de Respiração e Concentração com o Educador Físico - Prof. Lauro, que entre suas atividades programadas encerrou com zumba animando toda plateia.
Foi servido pela IES, Coffee Break e almoço a todos participantes e a Professora Damares surpreendeu a todos no período vespertino com Carrinho de Pipocas (doces e salgadas) e algodão Doce. __"isto não é só um treinamento, mas um dia de relaxamento e quebra de rotinas, disse um professor do Cesmac Agreste".
Ao final da tarde a Profa. Maria de Fátima Carnaúba - Membro representante do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico, aplicou uma dinâmica denominada Casa de Aranha, onde o objetivo foi Integrar os participantes e provocar reflexões sobre o processo de mudanças.
As 18h30 docentes dos cursos das Faculdades Cesmac Sertão e Cesmac Agreste, retomaram suas atividades em sala de aula e, qual foi a surpresa já aplicaram ferramentas aprendidas durante o dia no Treinamento, a exemplo Profa. Daniella Cerullo - curso Direito Sertão e Luiz Cunha - Administração Sertão.