Professora e enfermeira Arlete Farias, da Faculdade Cesmac do Sertão representa PNI

A enfermeira Arlete Farias é a gerente do Programa Nacional de Imunização em Palmeira.

16/10/2017 às 15h52

Aconteceu no dia 11/10, no auditório do prédio Íris II do Cesmac, a reunião preparatória para o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal(MRC) 2017. A iniciativa foi da Secretaria de Estado da Saúde e Controle das Doenças Transmissíveis e o Programa de Imunizações, tendo a frente Juliana Nunes, responsável técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas. A enfermeira Arlete Farias , uma das enfermeiras gerente e professora da Faculdade Cesmac do Sertão, em Palmeira dos Índios, achou a reunião muito importante e esclarecedora.
Juliana Nunes disse que o objetivo da reunião é o monitoramento pós- campanha multi vacinação para que os municípios façam uma atualização do cartão de quem já foi vacinado. Os representantes irão de casa em casa, de acordo com a população, para saber se as crianças que teriam que ser vacinadas em setembro , no período da multi vacinação foram contempladas ou se estavam doentes ou se, por qualquer outro motivo não foram vacinadas.
Esse é o Monitoramento Rápido, rastrear quais crianças não foram vacinadas e colocar em dia a vacinação conforme o calendário de vacinação do Ministério da Saúde. Dia 18 será o dia em que aqueles que não estão em dia, poderão se vacinar, embora os postos de vacinação funcionem durante o ano todo.
Danielle Cristine Castanho, gerente da Vigilância Sanitária e Controle de Doenças Transmissíveis do Estado de Alagoas disse que houve a campanha de vacinação em setembro e que essa ação é para rastrear e dar continuidade ao trabalho de imunização nos 102 municípios do Estado. Como o trabalho é feito por amostragem, cada representante que esteve na reunião, foi orientado quanto ao modo de fazer esse monitoramento.
A coordenadora estratégica de gerenciamento de estágios obrigatórios do Cesmac, Alessandra Pontes, falou que essa é uma ação muito importante para a população e salientou que a maioria das enfermeiras, hoje com o cargo de gerente de imunizações, é egressa do curso de Enfermagem do Centro Universitário Cesmac, tanto na capital, quanto no interior.