Oficina de criatividade empreendedora e construção da marca

Objetivo foi desenvolver a concepção de um negócio.

14/11/2018 às 16h55

Alunos do quarto e quinto períodos de administração participaram de oficina de criatividade empreendedora e construção da marca em uma atividade integradora, entre as disciplinas de Empreendedorismo e Mercadológica I.
O objetivo foi desenvolver a concepção de um negócio, com justificativa, ramo de atuação, produto/serviço, bem como discutir sobre o brand equity, seus componentes e a construção das marcas. Em um primeiro momento foi solicitado a concepção de um negócio para a turma de empreendedorismo, do quarto período, que contemplasse: justificativa do negócio, ramo de atuação e um produto/serviço. O negócio deveria ser inovador para o mercado local (atendendo aos critérios de inovação adotados pelo manual de Oslo). Em um segundo momento foi solicitado para a turma de mercadológica I, do quinto período, que assessorassem aos alunos do quarto período e formulassem em conjunto a marca, a logomarca e o slogan, para o negócio criado.
 A oficina em grupo foi dividida em dois momentos distintos. O primeiro foi realizado somente com a turma de empreendedorismo do quarto período, dividido em dois grupos e estes elaboraram a concepção de dois negócios visando a necessidade do mercado local: uma cervejaria artesanal e um salão de beleza e moda. No segundo momento a turma de mercadológica I do quinto período foi distribuída para os grupos formados pelo quarto período e atuaram como consultores para a formação da marca, logomarca e slogan, dos serviços criados pelos grupos da turma de empreendedorismo. Esse segundo momento contou com a integração de ambas as turmas.
Para a realização das atividades foram utilizados conteúdos prévios vistos em sala de aula, como: conceito de negócio; tipos de inovação adotados pelo manual de Oslo; ramos e setores de atuação, turma de empreendedorismo do quarto período, bem como: construção da marca, slogan e logomarca, compreendidos no conteúdo do brand equity- turma de mercadológica I do quinto período, disse a professora mestra, Carla Lopes.