"Força de Lei" de Jacques Derrida é transmitida em cenas pelos alunos do Curso de Direito

Objetivo foi explorar artisticamente a proposta do autor.

10/12/2018 às 16h31

No dia 04 de dezembro de 2018, em atividade relacionada ao Projeto Leituras Obrigatórias do Curso de Direito da Faculdade Cesmac do Sertão, os alunos do 7º período de Direito exploraram artisticamente, com performances teatrais, a proposta trazida pelo autor Jaques Derrida na Obra ""Força de Lei: o fundamento místico da autoridade (1994).
A obra consta de duas exposições realizadas por Derrida. Na primeira parte do livro, intitulada “Do direito à justiça,” o filósofo trabalha a questão da possibilidade de se chegar à Justiça pela desconstrução, e na segunda parte, intitulada “Prenome de Benjamin”, Derrida faz a análise de um texto de Walter Benjamin intitulado Zur Kritik der Gewalt, traduzido como [Crítica da Gewalt], levantando o questionamento acerca da força do direito e da força ilegal.
A atividade foi coordenada pela Profa. Shymena de Oliveira Barros Brandão Cesar, titular da disciplina Direito Processual Civil IV.
Segundo a professora, "com essa atividade os alunos que acabaram de concluir as disciplinas de Direito Processual Civil saíram um pouco da mecanização da norma para refletir sobre algo mais transcendental relacionado ao próprio Direito e à ideia de Justiça".