Estudantes do Cesmac Sertão participam de prática no Ipaseal e Hospital do Açúcar

Ação foi realizada pelo curso de Administração.

02/12/2016 às 11h56

Conhecer na prática a gestão de um plano de Saúde e de um ambiente hospitalar foi a motivação que levou os estudantes do 6º período do curso de Administração da Faculdade Cesmac do Sertão a visitar as instalações do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde) e do Hospital do Açúcar.
Quinze estudantes acompanhados por duas professoras foram recepcionados pela equipe técnica e gestores da instituição. Na oportunidade foram apresentadas ações executadas por função e a importância do Ipaseal Saúde na vida dos servidores públicos e familiares atendidos pelo plano no Estado de Alagoas.
“A visita foi programada para três momentos no conhecimento prático. O primeiro deles foi a apresentação da parte administrativa. O segundo, diz respeito a parte técnica, ou seja, o funcionamento do plano e sua rotina diária. Já o terceiro, foi a prestação de serviço pela rede credenciada, neste caso a ida a uma unidade hospitalar, que foi o hospital do Açúcar”, esclarece o diretor-presidente do Ipaseal Saúde, Administrador Francisco de Assis Barbosa.
“É um imenso prazer receber esta turma de estudantes no Ipaseal Saúde. Acredito que para eles seja uma oportunidade de enriquecer e ampliar o conhecimento fora da sala de aula. E como uma autarquia integrante da administração pública indireta e gestora de um plano de saúde nós temos muito a oferecer de aprendizado”, afirma Francisco.
É a segunda vez que universitários de Administração da Faculdade Cesmac do Sertão incluem a gestão do Ipaseal Saúde como aula externa. “Sou feliz em ministrar aulas no curso e na disciplina de Administração Hospitalar. Considero a vivência de campo bastante produtiva para eles, que deixam a rotina das aulas tradicionais meramente teóricas para presenciar a realidade na prática e adquirir novos conhecimentos ligados a profissão que escolheram”, ressalta a professora Zaine Simeya.
A atividade ainda incluiu a visita ao Hospital do Açúcar, que faz parte da rede credenciada do Ipaseal Saúde. Os acadêmicos foram recebidos pelo gerente-administrativo Administrador Fernando Costa. Ele explicou sobre a Administração hospitalar e a complexa estrutura do da unidade, que envolve o corpo médico, enfermagem, hotelaria, fornecedores, unidade de alimentação, serviço de higienização, entre outros.
Os acadêmicos apresentaram no hospital do Açúcar um dos objetivos do projeto “Administrar Sorrindo”, cuja finalidade é promover atividades sociais para a comunidade em qualquer setor da sociedade civil. Eles interagiram com as crianças da pediatria mista, levando alegria especialmente para aquelas em tratamento oncológico.
“Brincamos e conversamos com as crianças utilizando fantoches. Também distribuímos cofrinhos, pois uma das propostas do projeto ‘Administrar Sorrindo’ é educar e incentivar a economia doméstica”, ressaltou o estudante de Administração Elifaz Oliveira.
“Cada moedinha economizada no cofrinho pode se transforma no futuro em algo que a criança gostaria de possuir. Ao invés de gastar diariamente as moedas em doces ou outros alimentos que prejudicam a saúde, elas podem poupar para conseguir algo melhor mais adiante”, concluiu.