Curso de Enfermagem participa do Congresso VII Cendovascular Internacional

09/05/2019 às 18h06

No primeiro dia do Congresso VII Cendovascular Internacional a Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão, Profa. Alayde Ricardo da Silva fez parte da Mesa de abertura e as docentes Profa.  Dra. Daniele Cristina de Oliveira Lima da Silva e Profa. Dra. Yolanda Karla Cupertino da Silva apresentaram a palestra “Projeto Extensionista do Curso de Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão na Prevenção de acidentes relacionados a queimaduras infantis”.
No segundo dia do Congresso VII Cendovascular Internacional, os estudantes apresentaram trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos na Instituição e os professores realizaram avaliações dos trabalhos. O trabalho “Boneca Terapêutica: Estratégia educativa para cuidados e prevenção do pé diabético em atenção primária à saúde” realizado pelos discentes do Curso de Bacharelado em Enfermagem Carla Eduarda Silva da Fonseca, João Paulo do Nascimento Cordeiro, Myllena Tavares Bezerra, Thaís Valdeci da Rocha Ferro e Núbia Ivo da Silva orientado pela Docente Daniele Cristina de Oliveira Lima foi premiado em 1º Lugar dentre os 179 trabalhos apresentados no evento.
Receberam Menção Honrosa 3 trabalhos enviados por alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão. O trabalho intitulado “Eletroestimulação funcional no tratamento de pacientes com DAOP” dos autores João Paulo de Holanda Souza, Vanderley Dantas da Silva, Renata Sampaio Rodrigues orientado pelos docentes Hugo Souza Bittencourt e Hugo de Lira Soares. O  resumo intitulado “ Violência Obstétrica: A atuação do enfermeiro no hospital Geral” dos autores Clara Carollyne Lins de Souza, Emanuele tavares da Costa, Yana Beatriz Farias Lopes, Ana Caroline Melo dos Santos orientado pelo docente Hugo de Lira Soares e o trabalho “Cuidado Paliatico de Enfermagem frente ao carcinoma espinocelular: um relato de experiência” dos autores Kleviton Leandro Alves dos Santos, Ingrid da Silva Lima, Ana Beatriz Nascimento Santos, Mayná Kallayne da Silva orientado pelo docente Evanio da Silva.
O evento teve a participação de aproximadamente 500 pessoas e 8 professores. As Competências foram (de acordo com as DCNs):
  1. Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;
  2. Despertar nos discentes a visão de educar para a cidadania e a participação plena na sociedade;
  3. Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;