Conferência abre programação do Simpósio Internacional de Enfermagem na Faculdade do Sertão

Evento contará com palestras internacionais

O auditório da Faculdade CESMAC do Sertão recebeu na noite de hoje, 30, diversos estudantes, professores e profissionais para a abertura do Simpósio Internacional de Enfermagem. O evento tem por objetivo promover debates e reflexões sobre a área e contará com palestras de profissionais renomados em todo país e de países estrangeiros como México, Estados Unidos e França.
A proposta do simpósio é integrar os diversos aspectos relacionados ao exercício profissional do enfermeiro em suas várias dimensões, abordando inovações na articulação entre o ensino, pesquisa e extensão socializando dessa forma os conhecimentos produzidos a partir das experiências vivenciadas.
"A gestão de uma instituição de ensino se resume em integrar, em agir e em apoiar nosso aluno para que ele sempre alcance vôos mais altos" afirmou a Diretora da Faculdade CESMAC do Sertão, Damares Teixeira.
"Para nós, é motivo de muito orgulho realizar o primeiro evento internacional da área de enfermagem do estado de Alagoas" destacou a Profa. Alayde Ricardo, coordenadora do curso de Enfermagem.
A professora Regina Maria dos Santos foi a conferencista da noite. Ela é graduada em Enfermagem Obstétrica e possui Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Enfermagem. É docente da Universidade Federal de Alagoas e superintendente do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. A professora, que tem vasta experiência na área de enfermagem, falou sobre os desafios da enfermagem contemporânea, sendo o principal, a equidade como caminho para a justiça social.
Além da conferência magna, houveram o lançamento do livro "O processo de curricularização da graduação em Enfermagem no Brasil" da professora mestra e enfermeira Ana Paula Ramos e a apresentação musical do saxofonista Félix Gabriel.
Além de toda equipe docente do curso de enfermagem, participaram da organização mais de 60 monitores formados por acadêmicos do curso e que são participantes das ligas acadêmicas da faculdade.
A programação do simpósio internacional segue nesta sexta-feira, 31 e sábado, 01, com minicursos, palestras, mesas-redondas, exposições e apresentação de trabalhos que foram submetidos por estudantes do curso até o último dia 25 de maio.