CESMAC do Sertão recebe Palestra sobre a Plataforma Brasil

Ferramenta nacional é uma importante aliada no desenvolvimento de projetos de pesquisa

13/09/2018 às 20h34

Professores, pesquisadores e funcionários da Faculdade CESMAC do Sertão receberam, no dia de ontem (12), a Palestra de Capacitação e Submissão de Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil, ministrada pela Profa. Ma. Miciele Santos e pelo Prof. Me. Sérgio Coutinho. A capacitação teve como objetivo apresentar as funcionalidades da Plataforma Brasil, tendo em vista a importância dessa ferramenta para os projetos de pesquisa que são desenvolvidos no CESMAC.
A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema de Comitês de Ética em Pesquisa e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/Conep). A ferramenta permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário - possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas). O sistema permite, ainda, a apresentação de documentos também em meio digital, propiciando ainda à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.
Através da capacitação, também realizada no último mês na Faculdade CESMAC do Agreste, professores e funcionários que trabalham com submissão de projetos de pesquisa puderam conhecer em sua totalidade as possibilidades que a Plataforma Brasil oferece em todas as etapas da pesquisa. Durante a capacitação, também foi discutido o tema Ética em Pesquisa e as resoluções que regem o fluxo de tramitação de subvenção de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos.
Para a Diretora da Faculdade CESMAC do Sertão, Profa. Damares Teixeira, “é muito importante possibilitar aos professores e funcionários momentos de capacitações como esse, principalmente sobre assuntos que permitem avanços na área de pesquisa”.
Sobre os palestrantes
Profa. Ma. Miciele Santos é graduada em Farmácia e com mestrado em Ensino na Saúde. É professora do curso de Farmácia e integrante do Núcleo de Formação Continuada. Atualmente coordena o Comitê de Ética em Pesquisa da instituição.
Prof. Me. Sérgio Coutinho é graduado em Direito e Ciências Sociais e possui mestrado em Sociologia. É docente do curso de Direito, integrante do Núcleo de Inovação Tecnológica e vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa.