Catedral de Palmeira dos Índios recebeu a tradicional cerimônia da "Passagem da Lâmpada"

10/12/2018 às 17h42

A tradicional cerimônia da “Passagem da Lâmpada” do curso de Enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão foi realizada na Catedral de Palmeira dos Índios na tarde de sexta-feira, 23 de novembro e reuniu alunos, professores e familiares.
Considerado um dos símbolos da Enfermagem, o objetivo do evento foi transmitir as experiências dos acadêmicos concluintes  para os estudantes pré-concluintes, que estão iniciando os programas de estágio.
A professora coordenadora do curso Mestra Alayde Ricardo da Silva, no início da cerimônia, recuperou a história da enfermeira que deu origem ao rito de passagem. “Na Guerra da Crimeia, Florence Nightingale, enfermeira da alta sociedade, com seu trabalho conseguiu reduzir o número de mortos entre os feridos em combate”. Todas as noites, a enfermeira percorria os dormitórios com uma lâmpada a óleo para ver os pacientes, por isso ficou conhecida como a “A Dama da Lâmpada”.
Segurando uma lâmpada as docentes Dalmácia Carvalho e Mosabelle Brasileiro “passaram” a luz acendendo as velas trazidas pelos acadêmicos. Participaram desse ritual 32 acadêmicos pré-concluintes e 17 enfermeirandos concluintes.  “Não é fácil ser um bom enfermeiro. É necessário ter compaixão e amor para despertar o desejo de fazer algo,” destacou o enfermeirando Weverton.
Profa.  Arlete Farias ressaltou a habilidade que os profissionais da enfermagem têm para auxiliar o próximo. “Vocês terão a rica oportunidade de ajudar pessoas. A compaixão de vocês terá que ser de dedicação’”. Complementando, o Prof. Hugo Lira elogiou todo o grupo. “Todos os alunos são muito responsáveis. Agradeço a dedicação de cada um deles”.