Alunos recebem aula sobre material hospitalar descartável

O tema faz parte do mestrado de Sistema de Análises Ambientais do Cesmac.

05/07/2018 às 17h58

No dia 06 de Junho, a turma do 6º período de Administração  da Faculdade Cesmac do Sertão realizou aula teórico-prática no laboratório Multidisciplinar,  de Bioquímica e de Microscopia, a fim de conhecer os principais materiais, meios de uso e como devem ser administradas a logística, a aquisição e dispensação dos produtos médico-hospitalar.
Com supervisão e orientação do Professor Antonio Fernandes(Administrador e Mestrando em Análises Ambientais pelo Cesmac), os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre administração hospitalar na prática. “O material hospitalar descartável - também chamado de material de consumo hospitalar - é aquele  usado no dia a dia de atendimentos médicos que não podem ser reutilizados e precisam ter os estoques reabastecidos periodicamente",  “ citou a aluna Márcia .
Não são apenas em hospitais que esses materiais são necessários. Em todos ambientes com geração de materiais biológicos é necessária a gerência sobre estes artigos.
Saber como e onde estão armazenados todos os suprimentos, ter controle da administração e dos cadastros de cada medicamento e material são etapas cruciais para ter um estoque organizado. Assim os passos importantes para organizar um planejamento de estoque hospitalar são: Padronização de cadastro e medicamentos, atenção aos cálculos de parâmetros, organização de fornecedores, individualização de medicamentos, entre outros.
Os alunos tiveram  a oportunidade de conhecer de perto  cada material de uso, com essa experiência prática reforçam a certeza de que colocar em prática todos os aprendizados adquiridos.
"É gratificante ver a participação dos acadêmicos quando trabalhamos com ela invertida. O aproveitamento é maior e oportunizamos o compartilhamento da experiência prática", disse o coordenador do Curso e Professor da Disciplina, Antônio Fernandes.