Alunos do curso de Direito conhecem Presídio do Agreste

A visita tem importância acadêmica uma vez que o debate acerca do Sistema Penitenciário é constante.

24/04/2018 às 16h41

No mês de abril de 2018, os alunos do 10º período do curso de Direito da Faculdade CESMAC do Sertão, acompanhados pelo professor Alécio Marcelo Lima dos Santos, conheceram as instalações do Presídio do Agreste localizado no município de Girau do Ponciano/AL. A visita teve início às 8h30 da manhã, tendo sido concluída às 15h30.
Todos os alunos foram devidamente cadastrados para terem acesso a unidade. Os discentes foram recepcionados pelo gerente geral da unidade, José Alexsandro Luz da Silva, que por sua vez realizou palestra explicando acerca das características da cogestão, Estado e Empresa (REVIVER), na administração do presídio.
Após a palestra os alunos visitaram a unidade, ocasião em que conheceram todas as alas do presídio. Além dos seis módulos, os alunos também conheceram os setores da cozinha, refeitório, lavanderia, enfermaria, parlatório, sala de aula, sala da Defensoria Pública e o módulo do trabalhador.
A visita transcorreu com total segurança ressaltando que o acesso aos módulos ocorre por cima das celas. Sempre muito requisitada por nossos discentes, esta visita ocorre todo semestre, contando a carga horária da mesma como parte integrante das 200 horas da disciplina Estágio Supervisionado, tendo como coordenadora a professora Shymena de Oliveira Barros Brandão Cesar.
A visita foi de extrema importância acadêmica uma vez que o debate acerca do tema Sistema Penitenciário é constante entre os discentes da IES visto que em nossa ementa a disciplina Direito Penal é lecionada a partir do 3º período da faculdade, bem como é objeto de Trabalhos de Conclusão de Curso no 10º período.