Aluna de Direito fala como foi seu Intercâmbio

Seis meses de muito aprendizado

22/05/2017 às 13h48

A aluna do curso de Direito Alany Aléxia Caetano Oliveira, da Faculdade Cesmac do Sertão, conta como foi sua experiência em Portugal,  por meio do Programa de Intercâmbio.
"Fazer um intercâmbio é, sem dúvidas, uma experiência pela qual todos deveríamos passar. É a chance de viver um momento ímpar, em meio a uma realidade totalmente diferente daquela que você está habituado. Fazer um intercâmbio é, sobretudo, um desafio, porque, além das novidades que surgem com as mudanças de horários e rotina, é preciso encarar um processo de autoconhecimento e adaptação.
Foi assim para mim.
Cursei um semestre na Faculdade de Direito da UPORTO e tive a oportunidade de ter contato com os maiores nomes do Direito em Portugal. Foi desafiador, mas pude identificar os pontos convergentes e divergentes das matérias estudas com aquilo que tinha aprendido em minha graduação no Brasil, bem como pude aprender com a metodologia diferenciada e a troca de experiências com colegas estrangeiros.
A mobilidade me proporcionou a chance de conhecer pessoas dos mais diversos cantos do mundo, o que fomenta uma troca rica de valores e culturas. Uma mistura que nos engradece como ser humano. Fiz amigos, os quais levarei por toda vida.
Para além disso, Porto é uma cidade apaixonante que nos convida a não apenas visitá-la, mas vivenciá-la, numa espécie de experiência multissensorial que não cabe em palavras... São muitas as recordações: a agitada Avenida Aliados, a linda Ribeira com sua exuberante Ponte Dom Luiz I, a calmaria do Palácio de Cristal... Cada cantinho daquela cidade tem um charme que nos envolve e rouba uma parte de nosso coração. Porto roubou o meu.
Foram seis meses de muito aprendizado, onde tive a felicidade de fazer amizades, adquirir conhecimento e descobrir um lugar novo, mas, sobretudo, pude descobrir a mim mesma, entender meus limites e superá-los."