Ações Educativas no Novembro Azul

Iniciativa do curso de Enfermagem.

28/11/2016 às 12h18

O Novembro Azul é um movimento que teve origem na Austrália, em 2003, e desde então, ocorre mundialmente e já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil.
Com o intuito de sensibilizar a população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata e reduzir a alta taxa de mortalidade da doença.
O curso de Enfermagem da Faculdade Cesmac do Sertão, por intermédio do projeto Vivenciando a Enfermagem com Educação em Saúde, orientado pela Profª Mestranda Marisete Queiroz, vem desenvolvendo ações de prevenção do câncer de próstata, durante o mês de novembro, caracterizando o “Novembro Azul”.
As ações educativas foram realizadas nas Unidades de Saúde em Palmeira dos Índios e na Escola Municipal Luiz Duarte em Estrela de Alagoas.
Tendo como foco das ações, fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de próstata, desmistificar conceitos em relação à doença e sensibilizar os homens para que façam o exame da próstata, a partir dos 50 anos.
Além disso, principalmente, chamar a atenção para homens que possuem fatores de risco como: história familiar de câncer de próstata, obesidade e homens de pele negra.