Ação educativa no curso de Enfermagem

Curso de Enfermagem promove parceria com Secretaria Municipal de Saúde.

19/04/2018 às 14h43

No início deste mês foi realizado na disciplina Práticas Integrativas em Saúde I, sob a orientação da enfermeira Maria Regineide,  uma ação educativa na Escola Estadual Manoel Passos Lima. O local funciona no bairro São Francisco, município de Palmeira dos Índios, atendendo 120 alunos do Ensino Fundamental   e  Médio, além dos professores.
A atividade foi realizada na quadra de esportes da escola, iniciando com exercícios de alongamento. Em seguida, foram feitas explanações sobre: A importância da realização de Atividades Físicas, Alimentação Saudável e Práticas de Higiene Corporal (importância dessas práticas, vantagens para a manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida em futura fase da vida).
Esta atividade é do curso de Enfermagem em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação visando a orientação para crianças e adolescentes, estimulando a introdução de atividades para a garantia da melhoria da qualidade de vida.
É sabido que em estudos com adolescentes (SOUZA,1997),  que o exercício físico e controle alimentar combinados e adotados de forma gradual, proporcionam redução dos níveis séricos de LDL- colesterol e aumento do HDL-colesterol, além de aumento da massa magra e redução de gordura corporal.
 Assim como, as práticas alimentares saudáveis devem ter como destaque o resgate de hábitos alimentares regionais, inerentes ao consumo de alimentos naturais ou minimamente autuados, produzidos em local, culturalmente referenciados, de elevado valor nutritivos, como verduras, legumes e frutas, estes devem ser consumidos desde os primeiros anos de vida, até a fase adulta e a velhice, considerando sempre a segurança sanitária (VILAR, 2002).
A coordenadora do curso de Enfermagem Profª Alayde Ricardo ressaltou a importância desta parceria, assim como a atividade para os acadêmicos fortalece o ensino aprendizagem extra muros e também proporciona aos discentes e docentes envolvidos a possibilidade de consolidar a responsabilidade social  do curso de Enfermagem e da Faculdade CESMAC do Sertão.
A Enfª Preceptora Maria Regineide ressaltou que estas atividades tem por objetivos sensibilizar os discentes para a prática de hábitos de vida saudável, oportunizar aos acadêmicos de enfermagem o desenvolvimento de habilidades teórico/ práticas e proporcionar aos acadêmicos  interação com o público adolescente.