Aguarde. Carregando informações.
CESMAC ONLINE

Para acessar a área do aluno, utilize sua matrícula e senha nos campos abaixo e clique em acessar.

Esqueceu a senha? Clique aqui.

Abertura do II WAMAI lota auditório da Faculdade CESMAC do Sertão

Com Toré do Povo Xucuru-Kariri e Guerreiro do Quilombo Tabacaria

A abertura oficial do II Workshop Acadêmico Multidisciplinar Afro e Indígena – WAMAI aconteceu na noite de ontem, 11, e lotou o auditório da Faculdade CESMAC do Sertão, em Palmeira dos Índios. O evento foi direcionado para os três cursos que funcionam na unidade: Direito, Administração e Enfermagem.
O Toré do Povo Xucuru-Kariri, localizado na Mata da Cafurna e o Guerreiro do Quilombo Tabacaria abriram a noite arrancando aplausos dos presentes. Em seguida a Diretora da Faculdade CESMAC do Sertão, Profa. Damares Novaes, falou sobre a importância do evento e da valorização das culturas Afro e Indígena, principalmente para o município de Palmeira dos Índios.
O coordenador do Núcleo Acadêmico Afro e Indígena - NAFRI, que está realizando o evento, Prof. Dr. Jorge Vieira, destacou a relevância de tema para a sociedade e para a academia. A noite contou ainda com a palestra do Professor da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Cícero Albuquerque, que falou sobre “Participação dos Indígenas e Negros na Formação Sociocultural de Alagoas.
Já o Prof. Ms. da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAl, Jairo Campos, abordou o tema “Formação Superior Indígena”. Teve ainda o “Programa de Implantação de Idiomas Estrangeiros para Indígenas e Quilombolas”, um trabalho com junto do NAFRI com o Núcleo de Idiomas do CESMAC, coordenado pela Profa. Morgana Medeiros, que foi representada pela Profa. de Francês Tacy Santana Machado.
Além disso, o trabalho também conta com a participação do Núcleo de Robótica, coordenado pelo Prof. Mozart Melo, representado por Guilherme Melo e Cristovão Farias. A programação também contou com uma Degustação Culinária Afro e Indígena.
O evento segue com apresentações de trabalhos em Banner e o encerramento oficial a noite com o debate sobre “Direitos Constitucionais e Grupos Étnicos, com a participação do Prof. Ms. Sandro Lôbo, lideranças indígenas Paulo Kalancó e Gecinaldo Xucuru-Kariri, além de lideranças Afro.